IPCA participou na Semana Nacional do Empreendedorismo

O IPCA participou com duas equipas na Semana Nacional do Empreendedorismo, que decorreu em Beja, de 12 a 15 de setembro.

A Semana Nacional do Empreendedorismo junta diversas instituições de ensino superior em Portugal que, no âmbito do projeto Link Me Up – 1000 ideias, recebe duas competições a nível nacional: a componente da geração de ideias, onde se enquadra o concurso Poliempreende (a maior rede de promoção do empreendedorismo no panorama do ensino superior politécnico português) e a componente da Co-criação de Inovação com recurso à metodologia Demola que se baseia em problemas reais/desafios que as empresas/organizações colocam e para os quais equipas multidisciplinares de estudantes procuram dar respostas, sugestões e/ou orientações estratégicas futuras.

O IPCA fez-se representar com duas equipas, uma por cada competição. No âmbito da geração de ideias a representação foi assegurada pela equipa Gamified Learning Tools for Children with Specific Learning Disabilities que desenvolveu o projeto “As Aventuras de Lexi”, um jogo desenvolvido por Roberto Pereira, Aurora Nunes, Bruna Viera e pelo docente João Borges e que visa ajudar crianças disléxicas a melhorar as suas aptidões de aprendizagem.

No âmbito da Co-criação de Inovação, a participação foi assegurada pela equipa Eye-tracking to Enhance the Customer Experience, com uma solução tecnológica, desenvolvida em parceria com o Centro Neurosensorial, que tem por base a neurociência, especialmente o rastreamento ocular, onde através do movimento natural dos olhos permite aprimorar serviços no setor da hotelaria.

No final da Semana Nacional do Empreendedorismo, o IPCA recebeu o testemunho, como entidade organizadora destas competições a nível nacional em 2023.