IPCA na RUN-EU Super Week: quando inovar (pedagogias) rima com bem-estar

Desenvolver abordagens pedagógicas que promovam competências futuras e avançadas para a transformação das sociedades - eis o desafio da RUN-EU Super Week, que pela segunda vez reuniu estudantes, docentes e colaboradores das sete instituições da RUN-EU, em torno de ações de inovação pedagógica.

Foram cinco dias preenchidos com oficinas de formação pedagógica intensiva, um “Design Factory Bootcamp” e um desafio transversal: tornar o bem-estar num denominador comum das ofertas educativas RUN-EU, de forma a potenciar o envolvimento ativo e criativo dos estudantes.

A Super Week, que nesta edição teve lugar entre 16 e 20 de maio, é um dos momentos centrais das ações de inovação pedagógica desenvolvidas pelas Future Advanced Skills Academies – FASAs da rede RUN-EU. Organizado pela Häme University of Applied Sciences, Finlândia, instituição parceira que lidera as FASA, o encontro explora, através de exercícios dinâmicos, a conceção e implementação de modelos e ambientes educativos inovadores, colaborativos e transdisciplinares. As sessões foram marcadas por diversos momentos de teambuilding e reflexão, dinamizados com o objetivo de acelerar a comunicação e colaboração entre os participantes. Os estudantes participaram ainda no SAP “How to navigate through unfamiliar contexts”.

À semelhança da edição anterior, realizada em outubro de 2021, o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) marcou presença nesta segunda edição, aproveitando a oportunidade para contactar e partilhar conhecimento com as restantes instituições RUN-EU sobre modelos pedagógicos inovadores. A próxima edição da Super Week terá lugar em outubro, com o objetivo de continuar a desenvolver o Programa de Desenvolvimento Pedagógico (PDP) e Design Factory Bootcamp (DFB) da FASA.