IPCA lança aplicação de realidade virtual: realCampus

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) lançou a aplicação realCampus que consiste numa visita ao Campus em realidade virtual. A aplicação foi criada por quatro estudantes do IPCA do curso de Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais.

Os estudantes são do curso de Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais do IPCA, que criaram a empresa Wavefunction VR. Esta aplicação em realidade virtual transporta-nos para um novo mundo, numa era marcada de inovação tecnológica em que estamos a passar do analógico para o virtual.

Foi nesse sentido que surgiu este projeto de oferecer aos futuros estudantes do IPCA uma visita ao Campus em realidade aumentada. A aplicação leva-nos numa viagem pelos vários edifícios do IPCA, dando a possibilidade de quem está a conduzir a viagem, selecionar para onde quer ir e o que quer ver do Campus.

A presidente do IPCA, Maria José Fernandes, considera a aplicação realCampus “uma ferramenta fundamental para que os potenciais e novos estudantes fiquem a conhecer melhor a instituição que os vai acolher durante o percurso académico”.

Startup criada por alunos do IPCA

Paulo Nunes, Pedro Marques, Vítor Marçal e Tiago Romano criaram há cerca de um ano a Wavefunction VR, uma startup especializada em produzir ambientes de realidade virtual. Foi nesse âmbito que surgiu o convite para desenvolverem a aplicação realCampus para o IPCA. Tiago Romano, CEO da Wavefunction VR acredita que “a realidade virtual já faz parte do presente, e será sem dúvida essencial no futuro. As aplicações desta tecnologia são vastas e é possível utilizá-la nas mais diversas áreas. Acreditamos que a realidade virtual será uma ferramenta importantíssima nas áreas do ensino e formação”.

A aplicação está disponível  para descarregar na Google Play Store (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.IPCA.IPCA.realCampus) e nas várias divulgações de oferta formativa em que o IPCA marca presença, assim como nas feiras de mostras pedagógicas à qual o IPCA já tem uma presença assídua.