IPCA já formou cerca de 6 mil estudantes nestes 25 anos

No passado dia 18 de maio, o IPCA entregou as Cartas de Curso a mais de uma centena de diplomados, numa cerimónia alargada, pela primeira vez, a estudantes dos cursos técnicos superiores profissionais.

Com a casa cheia, a Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, frisou que o IPCA já formou cerca de seis mil pessoas, nos seus 25 anos de existência, 854 das quais no ano letivo 2017-2018.

A Presidente do IPCA deixou um repto muito claro aos novos diplomados que receberam as suas cartas: “Devem estar preparados para novas profissões e novos mercados. E ter consciência de que a formação será permanente nas vossas vidas. É hora de colocarem o vosso conhecimento e a vossa sabedoria ao serviço da sociedade, tornando-a melhor”, disse.

No ano em que o IPCA assinala o seu 25.º aniversário, a Presidente fez ainda um balanço: “Têm sido 25 anos repletos de histórias, a formar jovens e adultos, a criar conhecimento e cultura, a servir a sociedade”, disse, não esquecendo uma referência ao anterior Presidente do IPCA, Professor João Carvalho, falecido em dezembro do ano passado, enquanto “impulsionador do crescimento e formação” desta Instituição. “Foi e é a nossa maior referência institucional”, vincou.

Durante o seu discurso, a Presidente do IPCA, informou que decorrerá em setembro o primeiro encontro da Rede Alumni do IPCA, com o propósito de dinamizar a rede de antigos estudantes como elemento de apoio à integração dos recém-diplomados no mercado profissional.

Também presente na cerimónia esteve Pedro Fraga, na sua primeira intervenção pública após a eleição, em fevereiro último, para o cargo de Presidente do Conselho Geral do IPCA. O empresário Pedro Fraga aconselhou os novos diplomados a serem empreendedores, assertivos e humildes: “Comecem por perceber que o futuro está nas vossas mãos, mas este agarrar de futuro com as mãos é uma responsabilidade acrescida pois não são o Estado nem as empresas, nem as instituições de ensino superior os responsáveis se vocês não alcançarem os vossos objetivos. A partir de agora não há desculpas, a responsabilidade é vossa”, sustentou. O presidente do Conselho Geral deixou, ainda, uma mensagem escudada na experiência de 30 anos como empresário: “seja qual for o lugar onde estiverem assumam sempre esse projeto profissional como o melhor do mundo e deixem uma marca nessa organização de forma a que em cada um desses sítios não sejam apenas mais um, mas aquele que saiu e deixou saudade profissional”.

A Vice-Presidente Armandina Saleiro, em representação da Câmara Municipal de Barcelos, salientou no seu discurso que, “a partir de agora, não basta serem bons profissionais”, destacando a autarca a importância da “dimensão humanística” na definição das suas carreiras.

Sara Ferreira despediu-se publicamente das funções de Presidente da Associação Académica do IPCA, cargo que ocupou nos últimos dois anos. A primeira mulher a presidir à direção da organização representativa dos estudantes do IPCA confessou que a sua direção deixa “a casa arrumada”, com um “resultado incrível” expresso no último relatório de contas.

Aos colegas diplomados, Sara Ferreira endereçou os parabéns, por mais uma meta alcançada: “A carta de curso simboliza esforço, dedicação e um amanhã risonho”, referiu. Num discurso emotivo, Sara aconselhou os colegas a arriscar: “Não tenham medo de experimentar coisas novas, de estudar mais, de trabalhar mais, de dizer sim a novos desafios e de dizer não ao que não vos parece certo”.

A cerimónia contou ainda com o Grupo de Fados e a Tuna Mista do IPCA que animaram a cerimónia de entrega das cartas de curso de 2019.

(Fotografias do evento em breve)