IPCA integra rede de polos do ID+ para investigação em Design, Media e Cultura

O IPCA é a nova entidade parceira do Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura (ID+), passando a integrar a respetiva rede de polos, com um grupo de 14 docentes/investigadores da Escola Superior de Design.

O ID+ é um consórcio cuja vocação é a investigação multidisciplinar nas áreas do Design, Media e Cultura, tendo funcionado, entre 2007 e 2017, numa parceria entre a Universidade de Aveiro e a Universidade do Porto. Desde a aprovação dos seus estatutos, no passado mês de março, passou a ser composto por uma rede de pólos, mantendo os dois anteriores e acrescentando agora o IPCA.

O ID+ visa afirmar e legitimar a investigação em design e demais práticas e setores criativos e culturais, que se desenvolvem em Portugal e em redes internacionais de cooperação, junto do universo científico nacional e internacional.

No passado dia 7 de Abril realizou-se formalmente, no Campus do IPCA, uma reunião com a direção do ID+ para inauguração do novo polo. Acolhida pela vice-presidente do IPCA, Patrícia Gomes, a direcção do ID+ congratulou-se com esta nova e promissora parceria, evocou a primeira década do instituto e traçou linhas estratégicas.

A diretora da Escola Superior de Design do IPCA, Paula Tavares, revelou, por seu turno, ter “grandes expetativas” relativamente a esta integração no ID+, “considerando que já existe massa crítica reunida, especificamente nas áreas da ESD”. Em termos de futuro, prevê “sinergias para a realização de projetos, assim como uma maior cobertura ao nível do que é o design no norte do país”, uma vez que o ID+ cobre uma área de Aveiro a Barcelos.

Após a inauguração formal do polo, seguiu-se uma reunião de trabalho (na foto) com a nova equipa ESD/IPCA/ID+.