IPCA integra rede de Competências Digitais promovida pelo Governo

O IPCA integra no programa do Estado Português “Parceria Competências Digitais +”, que foi apresentado numa sessão no dia 14 de novembro.

A cerimónia foi presidida pelo primeiro-ministro, António Costa, e contou com a presença de Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e de José Vieira da Silva, ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

O acordo “Parceria Competências Digitais +” foi criado no âmbito da promoção do programa “Redes Regionais de Especialização e Formação” formalizado pelo presidente do Conselho Diretivo do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e o presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP).

Este protocolo de cooperação promove a formação em tecnologias da informação destinado a desempregados com formação de nível superior a concretizar em diferentes regiões, sendo uma das ações contempladas na política pública nacional dedicada ao reforço de competências digitais associado à iniciativa INCoDe.2030 e com a participação de empresas de referência na área digital.

O IPCA vai coordenar a Rede Cávado e Ave deste programa. Análise de Dados, Desenvolvimento Mobile e Desenvolvimento Web são os cursos que o IPCA vai leccionar neste âmbito.

Com base nesta medida, o primeiro-ministro, António Costa, afirmou que o sucesso da parcerias entre os institutos politécnicos e o IEFP, envolvendo as empresas, “depende da existência de uma interacção fortíssima entre os institutos politécnicos, que dá a formação, o IEFP, que dá os formandos, e as empresas, que têm necessidade de contratação específica e um perfil de formação específica”.

Manuel Heitor destacou a importância do «desenvolvimento de novas competências, sobretudo em aspetos de transformação digital e a reorientação de competências, e também a especialização e aprofundamento de competências».

A parceria pretende qualificar 1.500 formandos para os desafios impostos pelo atual paradigma digital, tendo para o efeito um financiamento global de 3,5 milhões de eurosdisponível até final de 2019.

Os conteúdos formativos são estruturados pelos Politécnicos em conjunto com as empresas de referência envolvidas, tendo em vista uma resposta adequada às necessidades do mercado de emprego regional.