IPCA festejou o 23.º aniversário no dia 19 de dezembro

O dia em que o IPCA comemorou 23 anos ficou marcado pela inauguração do novo acesso ao IPCA há muitos anos reivindicado e pelo tempo dedicado aos valores e às questões éticas, bem como pelo excelente ambiente académico vivido pela comunidade estudantil.

As festividades do dia do IPCA tiveram início na segunda feira dia 18, com a exposição de trabalhos dos alunos de Design, no Digital Games Lab, e a realização de um talk show da responsabilidade da Associação Académica tendo havido ainda espaço para dois concertos que estiveram a cargo de dois alunos do IPCA.

O dia 18 contou ainda com a presença de Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que esteve no IPCA a conversar aos investigadores sobre as estratégias de capacitação científica do sistema politécnico e contribuir para o debate interno sobre a estratégia do IPCA para a criação de unidades de I&D a submeter no próximo processo de avaliação da FCT.

No dia 19 as celebrações tiveram início com um almoço solidário com toda a comunidade académica que contribuiu com a doação de bens alimentares a favor da loja social do IPCA e de instituições sociais de Barcelos. Cantados os Parabéns ao IPCA ao som das tunas académicas foi altura de inaugurações.

Com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, a presidente do IPCA e o presidente anterior, Professor João Carvalho e demais convidados, inaugurou-se o novo acesso carral ao Campus, a partir da estrada circular da cidade de Barcelos. Este acesso representa um importante passo na consolidação do campus do IPCA que tem agora um acesso mais efetivo. De seguida inaugurou-se ainda a ‘Praça Central’, uma nova centralidade do campus do IPCA.

A Sessão Solene foi momento alto das celebrações do dia do IPCA que contou com as intervenções solenes do Presidente do Conselho Geral, da presidente do IPCA, do Presidente da Câmara Municipal de Barcelos e e da Presidente da Associação Académica. Após as intervenções teve espaço uma conferência que levou todos os presentes a refletir sobre os valores e as questões éticas na sociedade que temos hoje. A conferência esteve a cargo do Professor Doutor Álvaro Laborinho Lúcio, Juiz Conselheiro Jubilado do Supremo Tribunal de Justiça.

Na cerimónia houve ainda lugar a um momento de distinção e atribuição de prémios aos estudantes do IPCA como forma de incentivar e estimular o bom desempenho académico que foi possível graças à parceria com o Banco Santander Universidades e à colaboração de um conjunto de empresas e entidades da região. O momento especial destas celebrações aconteceu com a atribuição do prémio VALOR a Pedro Magalhães, ex-aluno da licenciatura de Engenharia e Sistemas Informáticos, como forma de reconhecimento pela sua dedicação incondicional e acompanhamento, durante três anos, ao seu colega de curso José Pedro Gomes, portador de patologias que limitam a sua mobilidade e capacidade de expressão. Ambos concluíram a sua licenciatura e concretizaram o seu objetivo pessoal.

As comemorações do Dia do IPCA terminaram com a atuação dos Aqui Jazz Combo, numa atuação intimista e com cheiro a Natal.

No final do dia a Presidente do IPCA enaltece a forma como decorreu o dia do IPCA, um dia dedicado aos valores, cheio de momentos de alegria e com muito simbolismo, dizendo até com alguma emoção “O dia do IPCA foi de todos e isso deixa-me mesmo muito satisfeita!”