IPCA entregou Cartas de Curso aos de diplomados de licenciatura e mestrado

O IPCA realizou, no passado dia 12 de maio, a cerimónia de entrega de Cartas de Curso aos diplomados de Mestrado e de Licenciatura. Uma cerimónia que pretende marcar o fim do percurso académico e o início do percurso profissional dos diplomados do IPCA.

A abertura da cerimónia esteve a cargo do Grupo de Fados do IPCA que, mais uma vez, encantou e marcou presença no certame.
O presidente do Conselho Geral do IPCA, António Marques, abriu a sessão solene com a sua intervenção e alertou os novos diplomados de que este “é apenas um passo que alcançaram. Não podem ficar por aqui”, salientou comparando o esforço de Cristiano Ronaldo que é “o melhor do mundo porque treina todos os dias”. O presidente do Conselho Geral do IPCA falou ainda aos novos diplomados dizendo que o IPCA estará sempre de portas abertas para os receber, pois, “a relação com o IPCA é inacabada”.
Seguiu-se a intervenção de Miguel Costa Gomes, presidente da Câmara Municipal de Barcelos, que aproveitou a oportunidade para desejar os maiores sucessos profissionais aos diplomados do IPCA. O presidente enalteceu ainda o percurso deste Instituto que “evolui permanentemente em prol do desenvolvimento da região e do país, e sempre a dar passos certos com o objetivo de corresponder às necessidades dos jovens e do mercado de trabalho”.
“Esta carta significa o futuro”. Foi com esta deixa que a presidente da Associação Académica, Sara Ferreira, desejando a todos os que terminaram o curso no IPCA felicidades e que os maravilhosos anos passados nesta Instituição fiquem para sempre guardados na memória de cada um.
O Reitor da Universidade Lúrio, no âmbito de uma visita institucional ao IPCA, foi o convidado de honra desta cerimónia e referiu que “este é um momento importante na vida dos que se graduam e na história desta Instituição”. Realçou ainda o papel destes jovens no desenvolvimento das sociedades, apelando aos jovens provenientes dos PALOP que regressem aos seus países após a conclusão da sua formação porque “farão a diferença com a formação que aqui adquiriram”.
Coube à presidente do IPCA, Maria José Fernandes, fechar este ciclo de intervenções e fê-lo orgulhosamente “Há uns anos fizeram uma escolha, escolheram o IPCA. Hoje cerca de 100 estudantes vão receber a carta de curso”. A presidente do IPCA aproveitou ainda para enaltecer o trabalho dos professores, diretores e funcionários pelos resultados alcançados e por terem apoiado estes jovens a levarem a bom porto o seu projeto académico. Referiu “é desta forma que concretizamos a nossa missão: formar pessoas, dotando-as de competências autorreflexivas”.
Durante a cerimónia assinou-se, ainda, o protocolo de cooperação entre o IPCA e a UniLúrio, que permite promover a cooperação entre as duas instituições através de atividade de índole académica, pedagógica, científica e cultural.
Seguiu-se a entrega de cartas de curso aos novos diplomados que completaram no IPCA os cursos de Licenciatura e Mestrado.
A sessão terminou com um momento de convívio durante o almoço com a comunidade académica e familiares, no exterior da cantina do IPCA.