IPCA deu as boas-vindas aos novos estudantes de licenciatura

O primeiro dia de vida académica dos novos estudantes do IPCA foi assinalado, esta segunda-feira, com uma sessão de receção que encheu por completo o principal auditório do Campus, seguida de um almoço-convívio e uma animada batalha com as cores das três escolas.

Na sessão de receção aos novos estudantes, que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, a vice-presidente do IPCA, Patrícia Gomes, manifestou o desejo de que “os novos estudantes não estejam aqui apenas para fazerem um curso, mas também para levarem memórias únicas de uma vida académica rica e repleta de boas experiências que recordem para sempre”.

Realçou, também, o facto de os estudantes de licenciatura do IPCA, após terminarem os seus cursos, serem “bem recebidos pelo mercado de trabalho” e obterem, na sua maioria, “bons resultados quando prosseguem os seus estudos nos mestrados e nos doutoramentos”.

Já Miguel Costa Gomes fez questão de estar presente para dar as boas-vindas aos novos estudantes, em particular aos que vêm de outros concelhos para estudar em Barcelos. E manifestou mesmo o desejo de que muitos deles “aqui prossigam a sua vida profissional e familiar”.

Na mesma sessão, a Provedora do Estudante, Irene Portela, lançou um desafio, recordando que “o ensino superior é um fator de riqueza” e que “um país que vive em crise necessita muito que os seus jovens tenham formação superior e assim contribuam para mudar esta situação”.

Em nome da Associação Académica do IPCA (AAIPCA), o seu vice-presidente, Gil Varela, fez também questão de dar as boas-vindas aos novos estudantes, elogiou o facto de as propinas manterem o seu valor pelo sexto ano consecutivo e realçou que a AAIPCA “está disponível” para ajudar todos os estudantes em tudo o que necessitem.

Batalha de cores

Após a sessão de acolhimento, os novos estudantes conheceram os seus diretores de cursos e terminaram uma visita guiada ao Campus com um almoço-convívio oferecido pelo IPCA.

A tarde foi preenchida com uma Batalha de Cores, em mais uma das inúmeras atividades destinadas a promover a integração na vida académica e que se prolongarão até 23 de setembro.

DESCARREGAR O PROGRAMA DE ATIVIDADES EM PDF