IPCA dá início à construção do M-Factory Lab

O IPCA vai construir o Mechatronics Factory Lab (M.Factory Lab), um laboratório industrial que proporcionará as melhores condições para a formação em contexto prático, nas áreas da mecatrónica, mecânica, robótica e gestão industrial.

O edifício vai ser construído no Campus do IPCA, em Barcelos, com preocupações ambientais, nomeadamente, vai integrar materiais que contribuam para uma maior eficiência energética, dando especial atenção aos sistemas de climatização e iluminação.

Inspirado no futuro do fabrico industrial – Factory 2050 – e nas tendências das oficinas inteligentes no sector automóvel, o M-Factory Lab apresentará um layout adaptativo às necessidades evolutivas, com bastante flexibilidade na distribuição da sua área total de 644 metros quadrados distribuída por dois pisos: o piso térreo destinado a oficinas de trabalho, apoiadas por balneários, e o primeiro andar dedicado ao ensino teórico-prático com uma sala de aulas devidamente equipada e com vista panorâmica para as oficinas.

É ainda propósito do IPCA criar no M-Factory Lab um laboratório de maquinação avançada com tecnologias exploratórias para a industria 4.0 e uma oficina automóvel equipada com a mais recente tecnologia da BOSCH, recorrendo ao conceito CONNECTED REPAIR.

Na assinatura do contrato com a Costeira Engenharia e Construção SA, empresa vencedora do concurso público, a presidente do IPCA, Maria José Fernandes, mostrou-se bastante satisfeita com a construção da M-Factory Lab: “Esta é a minha primeira obra enquanto Presidente do IPCA Já inaugurei algumas obras que vieram do mandato do Professor João Carvalho. Vou acompanhar o processo continuamente e garantir que será uma obra bem sucedida pois ela vem colmatar uma falha importante nas infraestruturas de ensino e investigação aplicada“

O Administrador da Costeira Engenharia e Construção SA, Domingos Vieira, mostrou-se confiante com este projeto: “É mais um projeto que fazemos no IPCA. Felizmente ganhamos o concurso público e vamos conduzir este edifício que marcará a diferença na história do IPCA”.

O M-Factory Lab é um equipamento pioneiro, alinhado com o conhecimento e investigação já desenvolvidos pelo IPCA na digitalização e gestão dos processos industriais. Uma empreitada no valor total de cerca de 800 mil euros cujos trabalhos iniciar-se-ão em breve no Campus do IPCA, em Barcelos, e estima-se que fique concluída até ao final deste ano”.