IPCA dá as boas vindas a mais 400 novos estudantes dos cursos de Mestrado

O IPCA recebeu no dia 24 de outubro, os mais de 400 novos estudantes dos cursos de mestrado, um número record na história do IPCA.

A sessão de abertura decorreu no auditório Eng. António Tavares, tendo a mesma sido transmitida online através do canal de youtube do IPCA. A sessão ficou marcada pela conversa sobre ‘O valor da cultura e do talento na competitividade’ com José Teixeira, CEO da DSTGroup. José Teixeira levou todos os presentes numa viagem em que ficaram a conhecer a sua história de vida e através dela compreender como é possível ultrapassar os obstáculos mesmo quando as dificuldades são muitas, e a forma como transformamos esses obstáculos e dificuldades em desafios e oportunidades para vencer e ser bem sucedidos. Durante a sua intervenção, José Teixeira deixou o alerta: “o que fazemos num dia fica obsoleto no dia seguinte, porque amanhã o mundo está maior. Isto é um processo contínuo e a produção de talento implica um olhar sobre literacias diversas. Não nos devemos resignar, temos que nos adaptar com a ciência e o conhecimento e este mestrado aumenta o vosso conhecimento e o valor de cada um”. O CEO da DST alerta ainda que o que “modifica tudo no mercado de trabalho” é que “ser bom profissional não chega, é preciso ser boa pessoa”.

Para a Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, os novos estudantes que agora começam o seu curso de mestrado no IPCA fizeram a aposta na formação avançada “no momento certo. Apesar dos tempos em que vivemos serem difíceis e incertos, é na formação e conhecimento científico que muitas pessoas estão a encontrar soluções para enfrentar esta situação”, refere justificando o crescente número de candidatos que o IPCA recebeu este ano.

A qualidade do trabalho desempenhado pelo IPCA levou a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) a acreditar mais dois novos cursos para este ano letivo – o Mestrado em Gestão e o Mestrado em Marketing – com 75 novos estudantes, que se vêm juntar aos 14 cursos de Mestrados já existentes. Estes números “demonstram a qualidade reconhecida do corpo docente, não apenas os professores de carreira, envolvidos em projetos de investigação e com publicações científicas de qualidade, como também dos professores especialistas com experiência profissional e que fomentam o ensino baseado na prática e na investigação aplicada”, defende a presidente acrescentando que os mestrados do IPCA “são de cariz profissionalizante o que os torna mais atrativos para os estudantes que os procuram”.

A sessão de abertura dos mestrados do IPCA terminou com um debate com o orador, onde as questões chegaram através do chat de youtube.