IPCA coloca 820 novos estudantes de licenciatura

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) recebe este letivo 820 novos estudantes de licenciatura.

Através do concurso nacional de acesso chegaram ao IPCA 3538 candidaturas para 667 vagas existentes. A procura da Instituição registou um crescimento face ao período homólogo de 2017/2018 onde se registaram 3421 candidatos.

Já nos concursos especiais e de mudança de par instituição/curso o IPCA recebeu 566 candidaturas para 133 vagas.

O IPCA é, hoje, uma instituição de referência reconhecida e procurada, não só a nível nacional mas também internacional já que só este semestre o IPCA recebe cerca de 90 estudantes provenientes de outros países (estudantes internacionais e estudantes Erasmus).
Prova deste reconhecimento é o IPCA ter sido a 1ª opção de ingresso no Ensino Superior para mais de 95% dos seus candidatos.
De destacar ainda o facto de as médias de entrada no IPCA continuarem a registar excelentes resultados o que faz desta uma instituição com melhor qualidade e mais exigente.

Foi pelo reconhecimento que o IPCA tem que Mariana Roda, natural de Viana do Castelo, escolheu o IPCA como 1ª opção. A estudante, que no futuro se quer dedicar à ilustração e desenho de personagens, entrou no Instituto com a média mais alta deste ano (178,1) e escolheu o curso de Design Gráfico para a sua área de formação.

“Estou muito feliz por ter entrado no IPCA e ainda por cima ter entrado com a nota mais alta, não estava nada a contar”, refere com tom de satisfação. A estudante vinda do Agrupamento de Escolas de Monserrate adianta que os bons resultados se devem ao facto de dar o seu “melhor e quando se tem foco no que se quer consegue-se alcançar os objetivos”. Foi através da irmã que Mariana conheceu o IPCA que lhe agradou de imediato, não só por ser uma instituição reconhecida a nível de Design, mas também por ser perto. A vianense segue as pisadas do pai e da irmã, também eles da área do desenho, e espera que o “futuro reserve um lugar na ilustração de preferência em Portugal, perto da família que tanto prezo”.

Mariana deixa ainda uma mensagem aos estudantes do IPCA: “O mais importante é estar confortável com o que se está a estudar. Gostando da área que estamos podemos encarar os estudos como uma prática e preparação para o que vamos fazer na vida”.

Mariana Roda, Aluna de Design Gráfico com média mais alta do IPCA no ano letivo 2018/2019 (178,1%)

Seguindo-se ao curso de Design Gráfico as médias mais altas registaram-se em Design Industrial (177,6) e em Engenharia de Sistemas Informáticos (174,9).

A nível de candidaturas, Gestão de Empresas é o curso onde concorrem mais candidatos em 1ª opção, seguindo-se Design Gráfico, Gestão de Atividades Turísticas e Solicitadoria.

A Escola Superior de Design e a Escola Superior de Hotelaria e Turismo têm taxas de ocupação de vagas superiores a 100%, seguindo-se a Escola Superior de Gestão com 99% e a Escola Superior de Tecnologia com 78%.

Os novos 820 estudantes que entraram no IPCA no ano letivo de 2018/2019 chegaram através do Concurso Nacional de Acesso (CNA), Concursos Especiais e Mudança de Par Instituição/Curso.