IPCA/CIED Minho organizaram Semana Europeia

Entre os dias 6 e 10 de maio, o Centro de Informação Europe Direct do Minho (CIED Minho) do IPCA, organizou um conjunto de atividades incorporadas nas celebrações do Dia da Europa.

A Semana Europeia (designação da atividade), teve lugar não só em Barcelos (nas instalações do IPCA), mas também no Polo do IPCA em Braga, e em Guimarães, designadamente no Polo do IPCA e na Biblioteca Municipal Raúl Brandão.

Ao todo, foram mais de 10 eventos que pretenderam solenizar um momento que marcou o século XX e representou uma viragem na História Europeia. Estes eventos foram dirigidos para um público em geral e para todas as idades, pelo que qualquer cidadão pôde participar e contribuir através da sua opinião.

De todos os eventos, destacou-se os “Diálogos com os Cidadãos”. Com a presença especial da Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Colares Alves, o CIED Minho organizou duas atividades no dia 8 de maio, nomeadamente na Escola Superior de Gestão do IPCA, e em Guimarães na Biblioteca Municipal Raúl Brandão (em parceria com a Antena de Informação Europeia em Guimarães). Através deste evento, os cidadãos puderam colocar as suas dúvidas e ideias acerca da União Europeia à responsável máxima da Comissão Europeia em Portugal, de uma forma dinâmica e informal.

Outro dos eventos que mereceu destaque foi a exposição “Estórias e Histórias do Património Cultural do Minho”. Esta exposição exibiu 45 posters desenvolvidos por alunos da Escola Superior de Design do IPCA, fazendo referência ao Património Material e Imaterial do Minho. A exposição esteve exposta ao longo de toda a semana (até ao dia 10 de maio), na Escola Superior de Tecnologia do IPCA (sala junto à divisão Académica).

Fez ainda parte deste programa, a transmissão de um programa de rádio especial para as comemorações do Dia da Europa. Para o efeito, o programa incidiu sobre a temática “União Europeia e o Ensino Superior”. O programa contou com a presença de Maria José Fernandes (Presidente do IPCA), Paula Tavares (Diretora da Escola Superior de Design), e ainda Alessandra Silveira (Titular da Cátedra Jean Monnet/UM). O programa foi para o ar no dia 9 de maio, às 15 horas.

Para além destas atividades, também se realizaram sessões informativas nos polos e Campus do IPCA.

Durante toda a semana, a cantina do Campus do IPCA e Polo de Braga ofereceu pratos gastronómicos europeus, para celebrar esta data que a todos diz respeito.