IPCA/CIED Minho organizam Semana Europeia

Ao longo da próxima semana (entre os dias 6 e 10 de maio), o Centro de Informação Europe Direct do Minho (CIED Minho) do IPCA, organiza um conjunto de atividades incorporadas nas celebrações do Dia da Europa.

A Semana Europeia (designação da atividade), tem lugar não só em Barcelos (nas instalações do IPCA), mas também no Polo do IPCA em Braga, e em Guimarães, designadamente no Polo do IPCA e na Biblioteca Municipal Raúl Brandão.

Ao todo, serão mais de 10 eventos que pretendem solenizar um momento que marcou o século XX e representou uma viragem na História Europeia. Estes eventos serão dirigidos para um público em geral e para todas as idades, pelo que qualquer cidadão pode participar e contribuir através da sua opinião.

De todos os eventos, destacamos os “Diálogos com os Cidadãos”. Com a presença especial da Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Colares Alves, o CIED Minho organiza duas atividades no dia 8 de maio, nomeadamente na Escola Superior de Gestão do IPCA, e em Guimarães na Biblioteca Municipal Raúl Brandão (em parceria com a Antena de Informação Europeia em Guimarães). Através deste evento, os cidadãos poderão colocar as suas dúvidas e ideias acerca da União Europeia à responsável máxima da Comissão Europeia em Portugal, de uma forma dinâmica e informal.

Outro dos eventos que merece destaque é a exposição “Estórias e Histórias do Património Cultural do Minho”. Esta exposição exibe 45 posters desenvolvidos por alunos da Escola Superior de Design do IPCA, fazendo referência ao Património Material e Imaterial do Minho. A exposição vai estar exposta ao longo de toda a semana (até ao dia 10 de maio), na Escola Superior de Tecnologia do IPCA (sala junto à divisão Académica).

Faz ainda parte deste programa, a transmissão de um programa de rádio especial para as comemorações do Dia da Europa. Para o efeito, o programa incide sobre a temática “União Europeia e o Ensino Superior”. O programa conta com a presença de Maria José Fernandes (Presidente do IPCA), Paula Tavares (Diretora da Escola Superior de Design), e ainda Alessandra Silveira (Titular da Cátedra Jean Monnet/UM). O programa vai para o ar no dia 9 de maio, às 15 horas.

Para além destas atividades, também estão previstas sessões informativas nos polos e Campus do IPCA e a construção de bandeira humana da UE. Durante toda a semana, a cantina do Campus do IPCA e Polo de Braga oferece pratos gastronómicos europeus, para celebrar esta data que a todos diz respeito.