IPCA/CIED Minho celebram Dia da Europa

O IPCA e o Centro de Informação Europe Direct do Minho organizaram uma série de atividades e iniciativas digitais que visam a comemoração do Dia da Europa (9 de maio) e os 70 anos da Declaração de Schuman.

As atividades, que tiveram início no Campus do IPCA, em Barcelos, através do tradicional hastear da bandeira, contaram com a presença da Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, do vice-presidente do IPCA, Agostinho Silva, e ainda da Coordenadora do CIED Minho, Alzira Costa.

De acordo com Maria José Fernandes, “o IPCA, na qualidade de entidade gestora/acolhimento do Centro de Informação Europe Direct do Minho, não poderia ficar de fora da celebração de uma data tão especial”. A presidente do mais recente instituto de ensino superior do país, referiu ainda que “a União Europeia tem sido um ator determinante no apoio ao ensino superior e fundamental para continuar a pautar a nossa instituição pelas linhas orientadoras europeias e especializar o ensino/aprendizagem intensificando a atividade de inovação e investigação”. Maria José Fernandes, fez ainda alusão “as mais-valias que o projeto europeu trouxe no que diz respeito aos intercâmbios da comunidade académica que “através do programa Erasmus+ proporciona uma melhor educação e conhecimentos para todos”.

Já a Coordenadora do CIED Minho, Alzira Costa, referiu que “Comemorar o Dia da Europa é falar sobre a mesma, com os cidadãos e para os cidadãos e, este ano, as instituições europeias procuram fazer uma homenagem a todos os europeus que, num espírito de solidariedade ajudam a Europa a afirmar a solidariedade entre os povos”.

E neste sentido, ao longo do dia, o CIED Minho promoveu diversas atividades que contaram com várias personalidades europeias da região, tais como os eurodeputados José Manuel Fernandes e Isabel Estrada Carvalhais, bem como representantes institucionais de vários municípios da região do Minho.

Salientar ainda as várias atividades desenvolvidas pelas Antenas de Informação Europeia do CIED Minho e pelas Escolas da região.