Pedro Fraga, presidente do Conselho Geral do IPCA na cerimónia solene de celebração do 26.º aniversário, frisou o percurso percorrido pelo IPCA: “O IPCA é um bom exemplo de investimento público e um exemplo fantástico de como tudo melhorou nos últimos anos em Portugal”. Evocando o nome do professor João Carvalho, ex-presidente do instituto, Pedro Fraga deixou, ainda, o apelo, que é há muito um anseio, para que se aprovem os cursos de doutoramento nos Politécnicos e a alteração da denominação para Universidades Politécnicas”.

A presidente do IPCA, Maria José Fernandes, aproveitou o último Dia do IPCA enquanto Presidente da Instituição no seu primeiro mandato, para fazer o balanço de 4 anos de governação, num discurso emotivo em que destacou o trabalho realizado, os resultados concretizados e os desafios para o futuro. Numa digressão ao passado, afirmou o foco colocado “nas pessoas” e no seu desenvolvimento profissional e pessoal, bem como a estratégia de “continuidade” da obra do professor João Carvalho – o grande impulsionador desta casa que procurou sempre seguir “com o objetivo de fazer muito, em prol de uma sociedade que tanto merece”.

Em forma de balanço, a presidente do IPCA assinalou o crescimento da instituição. “O número de estudantes do IPCA não para de aumentar, passando de 4100 estudantes em 2016 para mais de 5600 em 2020, o que equivale a uma taxa de crescimento superior a 30% em menos de 4 anos”, um aumento que a responsável justifica também com os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP). Destacou ainda o facto do Instituto ter agora cinco escolas – três das quais surgidas nos últimos cinco anos – e sublinhou os projetos de investigação que se levam a cabo juntamente com empresas, mas também com outras entidades, como é o caso da integração do IPCA na RUN- Regional University Network (Universidade Europeia). “Só nos últimos quatro anos houve um investimento público de mais de seis milhões de euros no IPCA para melhorar as condições de estudo e de trabalho” assinalou a presidente do IPCA, destacando as obras infraestruturais, a melhoria dos acessos ao Campus pelo Município de Barcelos, e a recente aquisição de um terreno com 33.200m2 para a construção de um Laboratório colaborativo para a Investigação e Inovação – o ‘Barcelos Collaborative Research and Innovation Center’ (CRIC) – e um pavilhão multiusos para promover as atividades desportivas.

Em relação aos desafios futuros, a presidente do IPCA aponta para o alargamento da base social com mais oferta formativa em parceria com o tecido empresarial, apontando para a futura Escola Hotel que se deverá implementar em Guimarães até 2022, num investimento estratégico realizado pela Câmara de Guimarães na ordem dos nove milhões de euros e, ainda, para a criação de uma Escola de Verão em Esposende, num investimento de 2,5 milhões de euros, projetos que deverão arrancar já no próximo ano letivo, depois da abertura dos Polos em Braga e Guimarães e da consolidação da oferta formativa em Famalicão.

A aposta na Investigação & Desenvolvimento, com a captação de mais fundos europeus e privados, a internacionalização, a melhoria das infraestruturas de ensino e investigação, e a necessidade de continuar a promover uma maior responsabilidade social e de sustentabilidade ambiental são apostas para o futuro do IPCA.

Tudo a par da conclusão e construção de novas infraestruturas, entre as quais a construção do Bar do Campus inaugurado pelo Secretário de Estado do Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira. Razões de sobra para que o governante tenha sublinhado «que o Governo e o país reconhecem aquilo que foi o percurso do IPCA, sendo a última instituição de ensino superior pública criada em Portugal, em 1996, o percurso que fez a favor da sua região, mas cujo valor não se repercute apenas na região. O IPCA é um exemplo a nível nacional de que vale a pena fazer investimento público no ensino superior», elogiou.

O Secretário deEstado indicou ainda que a “inovação pedagógica” é um dos maiores desafios para o ensino superior na preparação de jovens para as carreiras de futuro, que estão em constante mudança. Destacou, por isso, o papel da formação do ensino politécnico em ambiente laboral, com experiências formativas dentro das empresas.

A cerimónia contou, ainda, com a entrega de medalhas aos professores do IPCA que concluíram os títulos de doutor e de especialista em 2020, bem como de prémios de distinção aos estudantes com melhor desempenho académico. À margem da cerimónia foi ainda entregue o Prémio Valor IPCA/Santander, este ano atribuído ao estudante guineense Ventura Tamba, agraciado com o prémio ‘Valor Humano’ pelo projeto que desenvolveu de apoio à integração de estudantes internacionais provenientes de Países de Língua Oficial Portuguesa.

A cerimónia terminou com a atuação da Tunas Académicas do IPCA e o habitual cantar “Parabéns ao IPCA!”

As celebrações foram transmitidas através do canal youtube do IPCA, permitindo que toda a comunidade académica do IPCA e outros interessados pudessem assistir à cerimónia.