IPCA bate record nos resultados do concurso nacional de acesso

Os resultados da 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso aos cursos de licenciatura para o ano letivo 2020/2021 reforçam a posição do IPCA no panorama do Ensino Superior com uma taxa de colocação de 99%.

Os resultados agora divulgados não podiam ser mais satisfatórios para o IPCA. Das 715 vagas oferecidas, o IPCA ocupou 706 após a 1ª fase do CNA, o que representa uma taxa de colocação de 99% e um aumento de 70 estudantes face ao ano anterior. A elevada procura pelos cursos do IPCA é também marcada pelo elevado número de candidatos, tendo o IPCA recebido mais de 3810 candidaturas para as 715 vagas disponíveis.

De realçar ainda o aumento das notas de acesso na generalidade dos cursos do IPCA, o índice de satisfação e a taxa de ocupação de 100% nos cursos em regime pós-laboral. Estes indicadores reforçam a notoriedade e a marca de qualidade que o IPCA tem na sociedade bem como o seu papel na satisfação das necessidades de formação superior da região e do país.

Apesar da contingência que estamos atualmente a atravessar, o IPCA aposta no regime em ensino presencial, preferencialmente para os estudantes do 1ª ano como forma de integração na vida académica e aprendizagem de novas abordagens e metodologias de ensino.

A presidente do IPCA, Maria José Fernandes, destaca a continuidade numa estratégia que aposta na qualidade e na diferenciação da sua oferta formativa, fortemente alinhada com as necessidades do tecido empresarial, e que se reflete nestes excelentes resultados. “A mensagem que queremos passar este ano é de esperança de que esta situação pandémica se vai resolver; de responsabilidade, pois precisamos da consciencialização de todos no combate à mitigação e de oportunidade para inovar e estimular a aplicação de novas práticas pedagógicas”, refere a presidente.

Os excelentes resultados estenderam-se também aos cursos em regime de pós-laboral, tendo todos os cursos deste regime ocupado 100% das vagas disponíveis.

De realçar, também, o facto de ter sido preenchida a totalidade das vagas disponíveis em 20 dos 22 cursos de licenciatura nos vários regimes de funcionamento (regimes diurno, pós-laboral e de ensino a distância) que o IPCA oferece no ano letivo 2020/2021.

O acesso aos cursos do IPCA em 2020/2021 regista os melhores resultados de sempre, facto também confirmado pelos resultados sobre as colocações nos Cursos Técnicos Superiores (CTeSP) do IPCA. Nestes cursos o IPCA colocou 809 estudantes em 960 vagas oferecidas. Este ano o número de vagas aumentou devido à forte aposta do IPCA no regime pós-laboral.

PARA MATRÍCULAS CLICA AQUI