IPCA assinala o Dia Internacional do Voluntariado com ações de sensibilização

No próximo dia 5 de dezembro comemora-se o Dia Internacional do Voluntariado e o IPCA associa-se às comemorações através da dinamização de atividades que visam sensibilizar a comunidade académica para a prática do voluntariado como expressão de cidadania ativa e solidariedade.

Neste âmbito, no dia 5, pelas 14:30 e com duração prevista de 1 hora, vai realizar-se uma Ação de Sensibilização para a Prática do Voluntariado, no Auditório 1 da ESG, dinamizada pelo Grupo Temático do Voluntariado do Município de Barcelos. A Ação de Sensibilização tem por objetivo capacitar todos os participantes para o voluntariado. Quem participar nesta Ação de Sensibilização terá direito a um certificado de participação.

As inscrições na Ação de Sensibilização são feitas através do link: https://forms.office.com/e/aw82hBL6n1, até ao dia 2 de dezembro.

Ainda no dia 5 de dezembro, o IPCA irá receber em cerimónia pública na Culturgest, em Lisboa, o Selo de Qualidade Academia Voluntária, atribuído pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), pelas práticas, dinâmicas e instrumentos criados e desenvolvidos pelo IPCA em prol da promoção da prática do Voluntariado. O Selo de Qualidade Academia Voluntária, tem validade de dois anos e consiste na distinção das instituições de ensino superior portuguesas pelo trabalho desenvolvido na promoção da prática do Voluntariado.

Também no âmbito da celebração do Dia Internacional do Voluntariado, o IPCA vai acolher, de 5 a 16 de dezembro, uma exposição fotográfica sobre os 25 anos de voluntariado da SOPRO, patente ao público no Bar do Campus.

O Dia Internacional do Voluntariado, celebrado no dia 5 de dezembro, foi instituído pelas Nações Unidas em dezembro de 1985, tendo por objetivo incentivar e valorizar o serviço voluntário em todo mundo.