IPCA assinala Dia da Mulher com sessão de incentivo ao acesso das mulheres às áreas STEAM

19 estudantes do IPCA, de licenciatura, mestrado e TeSP, foram distinguidas com a Bolsa Mulheres +, no âmbito do projeto SKILLS BOOST 2025@IPCA, financiado pelo PRR.

Estas bolsas pretendem incentivar e atrair o ingresso de estudantes mulheres nos ciclos de estudos das áreas de ciências, tecnologias, engenharias, artes e matemática (áreas STEAM).

Durante a sessão decorreu também uma mesa-redonda sobre a Empregabilidade e o acesso de Mulheres às áreas STEAM. Sendo estas as áreas que oferecem atualmente melhores condições de empregabilidade, é urgente promover o seu acesso a mais raparigas e mulheres, desconstruindo estereótipos que ainda perduram.

A sessão contou com a intervenção do Presidente da Comissão de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), Pedro Dominguinhos, e da Presidente do IPCA, Maria José Fernandes.

A mesa-redonda foi moderada pela Vice-Presidente do IPCA, Paula Tavares, e contou com a participação da estudante de CTeSP em Tecnologias de Construção Avançadas do IPCA e doutorada em Psicologia, Iva Tendais; a alumna em Engenharia Eletrónica e de Computadores do IPCA e Engenheira na Bosch, Ana Almeida; e o Diretor de Recursos Humanos do Grupo DST, José Machado.

Na plateia estiveram presentes estudantes do IPCA, bem como alunos das Escolas Secundárias de Barcelos e da Escola Secundária Alcaides de Faria.