Na sessão, que decorreu na Universidade do Minho, estiveram presentes a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e o Secretário de Estado do Ensino Superior que apresentaram as estratégias e medidas de apoio à capacitação das IES para prevenir e combater o abandono escolar.
O OPAS é um projeto que recorre ao uso das tecnologias disruptivas, como o machine learning e a inteligência artificial, para antecipar, prevenir, sinalizar e identificar os estudantes com risco de abandono escolar. O objetivo final é capacitar a Instituição para desenvolver as ações e medidas preventivas necessárias que promovam o sucesso escolar dos estudantes.
O desenvolvimento do modelo de previsão de risco de abandono assentou em diversas dimensões: pessoais, sociodemográficas e académicas, tendo sido utilizados dados longitudinais de 7 anos letivos consecutivos, compreendidos entre 2013 e 2020. Os resultados obtidos até ao momento consideram uma acuidade superior a 90% e uma precisão superior a 50%, utilizando um modelo de aprendizagem automática baseado no algoritmo Random Forest. Estes resultados são animadores e permitem-nos, com um grau de certeza assinalável, classificar o risco de abandono em três categorias: baixo, moderado e elevado.
O OPAS não se cinge à classificação e sinalização dos estudantes em risco, abrange também o acionamento de medidas tendentes a evitar o abandono e a reduzir o insucesso, para tanto os dados que originaram a referenciação são analisados a partir do dashboard gerado pelo modelo, conforme figura abaixo.
A análise será realizada pelo gabinete para a promoção do sucesso académico, sendo, posteriormente, contactado o estudante e, com a sua concordância, serão acionadas as medidas de apoio e intervenção (psicopedagógicas, sociais e outras) que vão incidir nos fatores causadores do risco e, desta forma, evitar o abandono. A implementação das medidas será efetuada por diversos serviços e unidades orgânicas da instituição, consoante as necessidades identificadas e a natureza das ações a implementar.
Os indicadores e o conhecimento gerados pelo OPAS vão também apoiar a gestão na tomada de decisões sobre as medidas a adotar para combater o abandono escolar e promover o sucesso académico no Instituto Politécnico do Cávado e Ave. Ou seja, vão contribuir para a definição da política interna de combate ao abandono/promoção sucesso escolar.
No final da apresentação, foi salientada a necessidade de serem prosseguidos os trabalhos, designadamente, realizar novas aprendizagens e novo treino do modelo adicionando mais dados /variáveis (sociodemográfica, dos inquéritos realizados no momento da matrícula, percurso prévio do estudante, moodle), pelo que foi deixado o repto de ser prosseguido o financiamento para este tipo de projetos.
O desenvolvimento do OPAS foi alvo de uma candidatura do IPCA a financiamento no âmbito do COMPETE 2020 (Programa Operacional de Competitividade e Internacionalização), Aviso N.º 01/SAMA2020/2019 (Operação POCI-05-5762-FSE-000211: Capacitação e modernização das administrações e dos serviços públicos / SATDAP – Capacitação da Administração Pública), através da Agência para a Modernização Administrativa (AMA). Com um custo total de 288 mil euros, foi financiado em 85 por cento, beneficiando do apoio público nacional (43,2 mil euros) e da União Europeia (244,8 mil euros).