Candidaturas abertas aos mais de trinta Cursos Técnicos Superiores Profissionais

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) abriu as candidaturas aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) nas áreas da Gestão, Design, Tecnologia e Hotelaria e Turismo.

No ano letivo 2021-2022, o IPCA vai contar com 11 novos cursos, totalizando uma oferta 1462 vagas para 35 CTeSP. Realce, também, para o reforço da oferta educativa em regime pós-laboral.

Segundo Filipe Chaves, diretor da Escola Técnica Superior Profissional (ETeSP) do IPCA, “este aumento de cursos em horário pós-laboral visa dar a possibilidade de formação a pessoas ativas, quer sejam jovens trabalhadores-estudantes, quer profissionais experientes que pretendam melhorar as suas competências técnicas específicas e reciclar conhecimentos”.

Os CTeSP são uma formação de nível superior com uma forte componente prática e a duração de dois anos letivos, que incluem seis meses de estágio assegurado numa empresa.

“Estes cursos estão pensados, fundamentalmente, para promoverem a rápida integração dos estudantes no mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, assegurarem que as entidades empregadoras encontram profissionais com o perfil desejado”, explica Filipe Chaves.

De acordo o diretor da ETeSP do IPCA, “a oferta deste tipo de cursos resulta sempre de um trabalho prévio no terreno, no sentido de se verificar quais são as necessidades das empresas da nossa área de influência, procurando ajustar a oferta educativa a essa realidade”.

“Alguns cursos são promovidos em parceria com empresas, decorrendo a componente prática nas instalações das empresas, tal como acontece com o CTeSP em Soldadura Avançada, cujas aulas práticas são lecionadas na bysteel do dstgroup”, acrescenta Filipe Chaves.

Os CTeSP são lecionados no Campus do IPCA, em Barcelos, e nos Polos de Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão. Está, ainda, prevista a abertura de três destes cursos em Esposende já no próximo ano letivo.

As candidaturas realizam-se exclusivamente online, até 25 de agosto, através da Plataforma de Candidaturas do IPCA: https://www.siga.ipca.pt/cssnet/ . O seguinte vídeo exemplifica a realização de uma candidatura na plataforma: https://youtu.be/5HdirNcvtEM

Todas  as instruções e informações úteis encontram-se no edital do concurso de acesso aos cursos técnicos superiores profissionais do IPCA para o ano 2021/2022, adenda ao edital e no catálogo digital de cursos em https://ctesp.ipca.pt   .

LISTA DOS CURSOS TÉCNICOS SUPERIORES PROFISSIONAIS

Tecnologias e Inovação Informática (**) NOVO

Turismo, Natureza e Aventura

*Aguarda aprovação da Direção-Geral de Ensino Superior