IPCA abre candidaturas a vagas sobrantes em Cursos Técnicos Superior Profissionais

O IPCA vai abrir candidaturas às vagas sobrantes de uma dezena de Cursos Técnicos Profissionais (CTeSP).

Tendo em conta a grande procura que os CTeSP estão a ter, o preenchimento das vagas existentes será efetuado de três em três dias, durante 30 dias úteis após o início das aulas, até ao preenchimento total das mesmas e à concretização das respetivas matrículas.

As vagas sobrantes dizem respeito quatro cursos em regime laboral (horário diurno): Apoio à Gestão (Polo de Famalicão), Turismo Natureza e Aventura (Extensão de Esposende), Gestão de Seguros (Polo de Guimarães) e Inovação Alimentar e Artes Culinárias (Esposende).

Em regime pós-laboral (horário a partir das 18h30), estão disponíveis vagas para os seguintes cursos: Metrologia, Instrumentação e Qualidade Industrial (Campus de Barcelos), Apoio à Gestão (Famalicão), Design de Moda (Famalicão), Soldadura Avançada (Braga), Manutenção Industrial (Famalicão) e Robótica Colaborativa e Inteligência Industrial (Braga).

Entre as vagas disponíveis, o diretor da Escola Técnica Superior Profissional (ETESP) do IPCA, Filipe Chaves, destaca o CTeSP em Inovação Alimentar e Artes Culinárias, num ano letivo que ficará marcado pela abertura da extensão de Esposende. “Os estudantes deste curso terão a oportunidade de serem pioneiros numa oferta educativa que é inovadora e com uma forte ligação à indústria hoteleira neste concelho, o que constitui, no fundo, o objetivo central dos CTeSP, tendo em conta as grandes hipóteses de empregabilidade”, sublinha.

“O mesmo sucede com o curso de Metrologia, Instrumentação e Qualidade Industrial, que será lecionado no Campus do IPCA, em Barcelos, e que é uma aposta numa área com grande empregabilidade na região”, acrescenta Filipe Chaves.

Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais são uma formação de nível superior, com dois anos de duração e uma forte componente prática, tendo em vista a aquisição de competências para a imediata inserção no mercado de trabalho.