Instituições de ensino superior uniram-se na capacitação pedagógica dos seus docentes

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) integrou as onze instituições de ensino politécnico e universitário que promoveram a segunda edição das Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico, que decorreu de 23 a 28 de novembro.

Estas jornadas tiveram como objetivo a colaboração e partilha de recursos entre as instituições, com vista à formação pedagógica dos seus docentes.

O programa, que decorreu entre os dias 23 e 28 de novembro, disponibilizou cerca de 640 vagas para docentes das instituições participantes, que poderam usufruir de formações desenvolvidas por todas as instituições. Tendo em conta a situação pandémica em que nos encontramos, as 14 sessões agendadas decorreram inteiramente online, sendo que o IPCA esteve responsável por duas sessões: uma no dia 24 de novembro,  sob o tema “Metodologia Project Based Learning: uma estratégia de ensino, os desafios e a cooperação com as empresas” e outra no dia 27 de novembro, onde foi abordada a “Inovação pedagógica no ensino do design em contexto de cooperação com o exterior”.

A segunda edição das Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico debruçou-se sobre temáticas relacionadas com o ensino, com foco particular na avaliação dos estudantes, elencando temas como a tradução em boas práticas dos princípios subjacentes a uma avaliação, estratégias de avaliação em ambiente de b-learning ou, mais especificamente, o uso de plataformas digitais como a Google Classroom ou o ExOnline-X em contextos de avaliação no ensino superior.

Várias instituições de ensino superior têm procurado criar oportunidades de formação e desenvolvimento pedagógico dos docentes com o objetivo de melhorar as aprendizagens dos estudantes e prepará-los para dar contributos relevantes para lidar com as incertezas do mundo contemporâneo e desta forma estas jornadas possibilitaram que essa troca de experiências acontecesse entre os docentes das diferentes instituições.

Para além do IPCA e da Universidade do Minho (instituição organizadora das jornadas), participaram nesta iniciativa as universidades de Aveiro, Porto, Nova de Lisboa e Trás-os-Montes e Alto Douro e os Instituto Politécnicos do Porto, de Leiria e de Setúbal e ainda o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e o Instituto Superior Técnico de Lisboa.