ID+ IPCA recebe bolsas de iniciação à investigação FCT

A Escola Superior de Design do IPCA recebe bolsas de iniciação à investigação no âmbito do Apoio Especial "Verão com Ciência" financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e pela DGES, através de fundos nacionais.

O programa responderá aos desafios do projeto MOTIRÓ, projeto no qual o Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura Pólo do IPCA (ID+ IPCA) participa, sendo desenvolvido em parceria com a PUC do Rio do Janeiro e o Museu da Pessoa (Brasil). O plano de formação proposto pelo ID+ tem como objetivo cruzar diferentes perspetivas sobre o Design, os Media e a Cultura, promovendo um modelo de iniciação à investigação ativo, motivador e interdisciplinar. Procura-se neste modelo facilitar abordagens colaborativas para o desenvolvimento de atividades de investigação em design, incluindo comunicação visual, design de produto, conceitos e ambientes.

O MOTIRÔ é um projeto de investigação e extensão que utiliza a metodologia do Museu da Pessoa e dos projetos de investigação aplicada de várias universidades em relação à cultura popular para recolher histórias de pessoas que produzem, organizam e participam em festejos, numa primeira fase o projeto foi integramente desenvolvido no Brasil e agora encontra-se em desenvolvimento em Portugal. O projeto recolhe registos dos festejos populares que têm como traço predominante a dimensão presencial e coletiva, além da ocupação dos espaços públicos. Presenças impossibilitadas pela situação pandémica dos últimos dois anos. O projeto repensa e avalia como ultrapassar a impossibilidade do festejo, seus rituais e construção de artefactos.

O ID+ IPCA está, em conjunto com a Aonorte a realizar recolhas sobre a região de Barcelos, Festa das Cruzes e Figurado e a região de Viana do Castelo, Festas da Sra. Da Agonia.

O concurso para as bolsas de iniciação à investigação decorrerá durante o mês de Agosto (com publicação de edital), sendo que as atividades decorrerão durante o mês de Setembro.