Grow Up trouxe ao IPCA Ricardo Mendoza e Pedro Silva-Santos

O IPCA organizou nos dias 6 e 7 de novembro a GrowUp - Feira de Emprego do IPCA, que se realizou no Campus de Barcelos.

Esta Feira de Emprego além de criar um espaço complementar de interação, expondo a comunidade académica à realidade do mercado de trabalho também teve como objetivo promover, simultaneamente, junto das empresas, uma visão mais aprofundada das competências adquiridas pelos estudantes dos diferentes ciclos e cursos.

Foram cerca de 60 empresas que participam nesta edição da GrowUp, a Feira de Emprego do IPCA que decorreu durante dois dias., em dois contextos diferentes.

O primeiro dia da Feira foi dedicado à consolidação de competências transversais, através de sessões de coaching e mentoring. “Estas sessões permitem que os estudantes se capacitem e se valorizem, diferenciando-se e apreendendo as atitudes e comportamentos que devem adquirir para que possam ter mais hipóteses para serem bem-sucedidos. Por vezes, tudo acaba por ser uma questão de atitude”, explica Adriana Lago de Carvalho, diretora executiva do Praxis 21, unidade organizadora.

Na abertura da GrowUp esteve um dos coachings mais influentes a nível europeu, Ricardo Mendoza, que foi responsável pela sessão de abertura, tendo o auditório lotado. “O Ricardo veio inspirar a nossa academia para que os estudantes se revejam como talentos, investindo estrategicamente na sua formação”, continua a responsável. José Figueiredo, aluno do 1º ano de Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais, considera que a sessão de coaching foi muito gratificante e produtiva e enquanto se lembrar da mesma vai ter uma atitude de vencedor.

O fecho do primeiro dia esteve a cargo de Pedro Silva-Santos, autor do livro “Como conseguir emprego em 30 dias”, que partilhou com os estudantes dicas que todos devem ter em consideração quando estão à procura de emprego, desmistificando algumas lógicas erradas “Não há redes sociais pessoais e outras profissionais. Esqueçam isso. Tudo o que está na internet está à vista de quem quiser ver”.

FEIRA DE EMPREGO

O segundo dia contou com a presença de cerca de 60 empresas em exposição. Mais de duas dezenas tiveram a oportunidade de participar nos “Meet…”, sessões paralelas estruturadas, onde, durante 15 minutos, tiveram a oportunidade de se apresentarem e responderem às principais questões levantadas pelos candidatos.

Uma outra forma de interação, e novidade da GrowUp, foi a utilização do sistema Beamian, uma plataforma tecnológica que permite a identificação de visitantes e expositores de forma simples, dando logo oportunidade de troca de contactos e currículos em formato digital.

FOTOGRAFIAS DA GROW UP