Google no IPCA: Estudantes e docentes do IPCA receberam formação da Google

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), através da Escola Superior de Tecnologia (EST), recebeu o projeto Android Training Program da Google, no dia 28 de março.

O programa de formação, inserido na iniciativa “Grow with Google” (crescer com a Google), pioneiro na Europa, pretende formar 3000 portugueses em programação Android até ao final do ano. O IPCA é uma das cinco instituições a nível nacional, e um dos três politécnicos, que recebe a formação da Google.

O Android Training Program dividiu-se em dois momentos, nomeadamente a formação dos estudantes na plataforma Udacity e a formação de docentes.

Após a sessão de apresentação do programa pelo Eduardo Sette Camara, da Beta I, os participantes tiveram 3 codelabs que os introduziu ao Android Training Program e, desta forma, iniciaram os cursos de nível básico e intermédio.

Estes 79 participantes, poderão agora frequentar qualquer um dos três cursos de Android gratuitos disponíveis. Nestes incluem-se o Android Basics (nível básico – 60 horas), Developing Android Apps (nível intermédio – 60 horas) e o Build Native Mobile Apps with Flutter (nível intermédio – 60 horas).

Da parte da tarde, foi a vez de 20 docentes do IPCA receberem formação do projeto Android Training Program da Google -Teachers Training.

Segundo Eduardo Sette Camara, este projeto é uma forma de preparar as pessoas para o mercado de trabalho e mais do que isso, é uma visão do que será o mundo dentro de dez anos em que “saber programar será o mesmo que, hoje em dia, falar em inglês, ou seja, será fundamental”.

Para Vítor Carvalho, diretor da Escola Superior de Tecnologia do IPCA, esta parceria com a Google é apenas uma das iniciativas que a “parceria que a Escola Superior de Tecnologia tem prevista com a Google, uma vez que no futuro irão ser consideradas colaborações no âmbito da investigação e desenvolvimento, nomeadamente na área da Inteligência Artificial”.

Em Portugal, a Google foi responsável, indiretamente, pelo emprego de cerca de 10.000 programadores portugueses, que estão sobretudo ligados à criação de apps para Android.

Esta primeira edição superou as expectativas, inscreveram-se 176 participantes para 79 vagas. O IPCA conta agora com 20 docentes certificados pela Google que vão agora assegurar a mentoria dos estudantes do IPCA neste programa.