FJN reforça apoio aos cursos do IPCA com a entrada dos CTeSP´s

Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais do IPCA, acabam de ser incluídos no programa de bolsas de estudo da Fundação José Neves, destinado a apoiar estudantes e profissionais que queiram adquirir novas competências.

No total, passam agora a ser dezassete os cursos do IPCA – quatro Mestrados, duas Pós-Graduações e onze Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP´s) – com possibilidade de candidatura às bolsas de estudo do programa “Income Share Agreement” (ISA FJN) da Fundação José Neves, no âmbito de uma parceria estabelecida em setembro de 2020.

O ISA FJN tem como objetivo apoiar, através do pagamento integral da propina, o acesso a cursos e formações que permitam adquirir as competências para os empregos do futuro.

Estas bolsas dirigem-se a estudantes e profissionais que já se encontram no mercado de trabalho, tendo em vista facilitar o acesso a cursos e formações onde existe grande necessidade de talento.

Os beneficiários destas bolsas, que contam com o apoio do Fundo Europeu de Investimento, só reembolsarão o valor que recebem se e quando alcançarem as metas previamente definidas.

No IPCA, as bolsas do ISA FJN estavam já disponíveis, desde o início do corrente ano letivo, para os candidatos aos cursos de Mestrado e Pós-Graduações.  Foram agora incluídos neste programa onze CTeSP´s nas áreas da Gestão, Tecnologia, Design e Marketing.

A escolha dos cursos que constam do programa do ISA FJN são da responsabilidade da Fundação José Neves, de acordo com os critérios definidos pela instituição.

A IPCA é uma das 22 entidades parceiras da FJN no âmbito do programa ISA FJN. Este programa, pioneiro a nível nacional, pretende apoiar o acesso à formação e a aquisição de competências por parte da população portuguesa através da atribuição de 1500 bolsas de estudo correspondentes ao valor da propina. Esta bolsa será devolvida pelos estudantes no futuro, se tiverem um emprego e um salário acima de um valor previamente definido e dependente do curso e do salário expectável.

Os estudantes interessados podem consultar a página do IPCA onde estão listados os cursos apoiados: https://sas.ipca.pt/bolsas-de-estudo-outras-instituicoes/bolsa-de-estudo-fundacao-jose-neves/