Filme de estudante do IPCA vence prémio em festival na Austrália

A curta-metragem “Patrioska”, da autoria de Tiago Araújo, estudante do Mestrado em Ilustração e Animação do IPCA, venceu o Prémio de Melhor Filme de Animação do Sydney World Film Festival – Winter Edition, na Austrália.

O filme, que constitui o projeto de mestrado de Tiago Araújo, foi também incluído na seleção oficial de festivais como o HongKong ArtHouse Film Festival e o Martinique International Film Festival.

“Patrioska” conta a história de cinco seres de poder que se reúnem para debater várias temáticas sobre dominação e controlo da sociedade e do status-quo. Mr. Visionarius é o cabecilha, com projetos megalómanos e desumanos, que acaba por entrar em conflito com Auditivus, o elemento seráfico que revela o despertar espiritual presente em várias camadas da sociedade Ocidental.

Segundo o autor, este filme aborda uma diversidade de temáticas relacionadas com a conjuntura política, cultural e social da contemporaneidade: as forças sinárquicas e seu impacto nos mais diversos jogos políticos e a forma como o paradigma da matéria conduziu o Ocidente a uma crise do espírito – sendo estes conteúdos representados através de fortes alegorias e metáforas.

Além da realização de Tiago Araújo, o filme conta com a participação de Rita Araújo (design gráfico) e Sérgio Rocha (música e sonosplastia).

Visualizar o Filme