Estudantes do IPCA vencem na mesma noite prémios nos festivais CINANIMA e Ymotion

O filme "Pronto, era assim", de Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues, realizado no âmbito do Mestrado em Ilustração e Animação do IPCA, foi distinguido, na noite do passado dia 12 de novembro, com quatro prémios nos festivais CINANIMA (Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho) e Ymotion - Concurso e Mostra de Cinema Jovem, em Famalicão.

No CINANIMA, o filme valeu os prémios Jovem Cineasta (Maior de 18 Anos) e Documentário de Animação. À mesma hora, no Ymotion, vencia os prémios Melhor Realização e Melhor Curta de Animação.

Este é o terceiro ano consecutivo que estudantes do IPCA são distinguidos no CINANIMA com o Prémio Jovem Cineasta, graças aos seus trabalhos de projeto no Mestrado em Ilustração e Animação da Escola Superior de Design.

Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues realizaram “Pronto, Era Assim” sob orientação dos professores Pedro Mota Teixeira e Jorge Marques. O filme é um interessante documentário animado, executado em stop-motion e complementado com animações 2D. Esta curta-metragem apresenta a história de vida de seis idosos, quatro senhoras e um casal, que, sob a forma de entrevistas, dão voz aos objetos que protagonizam este documentário, partilhando as suas histórias de vida em momentos fragmentados que oscilam entre o passado, presente e futuro.

Este filme tem colecionado prémios em Portugal e no estrangeiro. O último havia sido o Prémio Nacional de Animação 2016, que venceu nas categorias “Escolas” e prémio do público. Também este ano, entre várias distinções, recebeu uma menção especial no Festival of European Student Animation, em Belgrado, na Sérvia.

Ver aqui entrevista com Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues