Estudante do IPCA cria Programa de Integração para Estudantes Internacionais

Desde 2017 que o IPCA, em parceria com o Banco Santander, premeia estudantes que se distinguem na vertente humana ou solidária, através da participação em projetos ou atividades que desenvolvam práticas de cidadania ativa e de voluntariado.

Após um processo de seleção e seriação de candidaturas por júri nomeado para o efeito, é anualmente atribuído, no dia 19 de dezembro, o Prémio Valor IPCA/Santander Universidades no valor de 1700 euros, ao(s) estudante(s) que no decorrer do ano letivo anterior ao da atribuição do prémio se destacaram neste âmbito, sendo valorizados, o impacto, o carácter inovador e o contributo do próprio estudante, nos projetos.

Foi este o prémio que o estudante do curso de licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Ventura Tamba, recebeu no dia 19 de dezembro de 2020.

Das 12 candidaturas ao prémio que foram submetidas, e destaca-se o crescente número de candidaturas nos últimos anos, o Programa de Integração para Estudantes Internacionais desenvolvido por Ventura demonstrou uma atitude altruísta, humana e solidária para com os estudantes internacionais que enfrentam muitas dificuldades em conseguir chegar a Portugal para estudar.

Inspirado na sua própria história e nas dificuldades e obstáculos que teve de ultrapassar para chegar ao IPCA, o estudante decidiu criar este programa em 2018. “Em 2016 fui admitido pelo IPCA. Pedi o visto e o meu processo foi indeferido. Submeti nova candidatura em 2017 e em 2018 o meu visto foi aprovado, devido à intervenção da Associação Padrinhos D´África da qual faço parte. E foi assim que em 2018 cheguei ao IPCA”.

Ventura ressalva, apesar das dificuldades, a sorte que teve neste processo e por isso decidiu ajudar os colegas internacionais que pretendem estudar em Portugal, uma vez que no seu país de origem (Guiné) só existe uma universidade com poucos cursos. Desta forma, o seu “programa assenta em 4 pilares fundamentais: apoio na candidatura; apoio na obtenção de visto; apoio na receção e acolhimento dos estudantes e integração académica e cultural. Para que se sintam integrados da melhor forma possível eu acompanho-os sempre”, acrescenta o estudante.

O Programa estende-se a todos os estudantes internacionais e na totalidade Ventura já auxiliou mais de 60 estudantes, sendo que, neste momento, 4 estudantes de origem Guienense, que já se encontram em Portugal, chegarão na próxima semana ao IPCA, ficando alojados na casa que Ventura está à procura. É o caso de Paulo Cá, o estudante do IPCA do curso de licenciatura em Contabilidade que chegou a Lisboa no dia 29 de dezembro, mas está “ansioso e cheio de vontade de conhecer o IPCA e começar as aulas”. Paulo, sob orientação de Ventura, conheceu o IPCA e teve apoio em todo o processo acrescentado que “foi difícil ter o visto, mas cheguei a Portugal e dentro de dias conheço ao IPCA”.

Em relação ao futuro, o próximo passo de Ventura é fazer uma página do programa no facebook para chegar a mais estudantes. Pretende ainda a sustentabilidade do projeto ficando a afiliação do programa sob a responsabilidade da Associação Académica do IPCA, mas garante que “o IPCA vai estar sempre por perto”.