Estudante da UTFPR (Brasil) obtém primeira dupla titulação no IPCA

Márcia dos Santos, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no Brasil, defendeu na Escola Superior de Gestão do IPCA, esta segunda-feira, a sua dissertação de Mestrado em Contabilidade e Finanças e tornou-se, assim, na primeira estudante da UTFPR a obter dupla titulação.

Tendo concluído o 4º ano do Bacharelato em Ciências Contábeis na UTFPR (Campus de Pato Branco), Márcia dos Santos realizou, durante o corrente ano letivo, algumas unidades curriculares do Mestrado em Contabilidade e Finanças do IPCA e aqui desenvolveu, integralmente, a sua dissertação, subordinada ao tema: “Fatores determinantes do sucesso escolar no ensino superior: Escola Superior de Gestão – IPCA”.

A possibilidade de dupla titulação permite aos estudantes a obtenção, simultaneamente, de um diploma da instituição de origem e da instituição estrangeira, sendo a habilitação académica reconhecida em ambos os países.

No âmbito da estratégia de internacionalização e reforço da dimensão internacional do IPCA, a cooperação e intercâmbio não só com o espaço de ensino superior europeu, mas também com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), Brasil e Macau assume especial importância, de forma a fomentar o multiculturalismo e criar novas oportunidades de valorização pessoal, académica e profissional.

Ao nível da cooperação com o Brasil, em geral, e da parceria estratégica com a UTFPR, em particular, surgem os Acordos de Dupla Titulação para o Mestrado em Contabilidade e Finanças, para além do Mestrado em Auditoria.

No ano letivo 2016/2017, o IPCA recebeu os dois primeiros estudantes brasileiros de dupla titulação da UTFPR, na área da Contabilidade, envolvendo os Mestrados em Contabilidade e Finanças e em Auditoria da Escola Superior de Gestão.