ESHT assinalou dia Mundial do Turismo

A Escola Superior de Hotelaria e Turismo do IPCA, assinalou no dia 27 de setembro, o Mundial do Turismo com uma tertúlia entre estudantes, docentes e profissionais do setor do turismo.

Dia Mundial do Turismo (WTD) celebra-se desde 1980, no dia 27 de setembro. Este dia foi escolhido pela Organização Mundial de Turismo (OMT), por ser a data em que, no ano de 1970, entraram em vigor diretivas que são consideradas marcantes para o turismo global (Turismo de Portugal).

Esta comemoração anual tem como objetivo chamar a atenção para a importância do turismo em todo o mundo. Em 2019, realiza-se na Índia, em Nova Deli e o tema do WTD é Turismo e emprego: um futuro melhor para todos.  O tema deste ano teve como objetivo analisar a capacidade única deste setor na criação de mais e melhor emprego e, assim, contribuir para a construção de um futuro melhor para milhões de pessoas em todo o mundo.

A Escola Superior de Hotelaria e Turismo (ESHT) do IPCA, enquanto instituição responsável pela formação de nível superior de futuros profissionais de turismo, associou-se a esta celebração. Nesse sentido “agarramos o mote do tema proposto pela OMT e pretendemos com esta sessão discutir o presente e perspectivar o futuro desta área profissional. Competências dos profissionais de turismo, as oportunidades e os desafios do desenvolvimento tecnológico no setor, foram alguns dos temas que trouxemos a debate”, referiu Alexandra Malheiro, diretora da ESHT.

O programa consistiu numa tertúlia entre estudantes, docentes e profissionais do setor do turismo. Foram duas sessões de forma a ir de encontro do regime de ensino do curso: laboral e pós-laboral. Seguindo o mote do tema lançado pela OMT, “procuramos fomentar um debate entre diferentes agentes do setor sobre o futuro do emprego neste setor. Comparamos perspectivas, discutimos problemas do setor e refletimos sobre soluções”, adiantou a diretora.

O dia 27 de setembro coincidiu com o início do ano letivo, pelo que esta iniciativa colocou os estudantes em contacto com os profissionais da área em que um dia irão trabalhar. Este contacto permitiu-lhes trocar experiências, tomar consciência das competências valorizadas no mercado.