Escola Superior de Gestão do IPCA celebrou 20 anos de atividade letiva

A Escola Superior de Gestão (ESG) celebrou, no dia 7 de outubro, 20 anos de atividade letiva. A data foi assinalada com uma sessão que contou com a presença de muitos dos seus primeiros 74 estudantes, bem como do então presidente do IPCA, Eduardo Lopes Nunes, e do primeiro diretor da ESG e atual presidente do IPCA, João Carvalho.

A cerimónia, que decorreu no auditório com o nome de António Tavares, um dos primeiros professores da ESG, ficou marcada por vários testemunhos, nomeadamente da atual diretora da escola, Soraia Gonçalves, e de Eduardo Lopes Nunes e João Carvalho.

O antigo e o atual presidente recordaram, precisamente, alguns dos episódios do início da atividade da ESG e o crescimento que a escola e o próprio IPCA viriam a registar nos anos seguintes. João Carvalho sublinhou que foram “anos de muitos sacrifícios, mas que valeram a pena”.

Também alguns dos primeiros alunos fizeram questão de recordar aqueles dias iniciais de aulas, quando a ESG e o próprio IPCA inauguravam a sua atividade letiva com apenas 74 estudantes, divididos por dois cursos de bacharelato: Contabilidade e Finanças Públicas e Contabilidade Empresarial.

Uma partilha de recordações em “família”, nomeadamente da primeira aula ministrada a 7 de outubro de 1996 e que ficou para sempre conhecida como a “aula fantasma”. Cláudia Mendes, então estudante da Universidade do Minho e atual docente da ESG, recordou as peripécias da famosa “aula” que ministrou aos primeiros alunos da ESG, a convite de João Carvalho, e a forma como a turma acabou por ser “praxada”.

A sessão contou também com intervenções via Skype a partir do Brasil e do Canadá, com dois dos ex-alunos que entretanto emigraram, mas que mantêm uma forte ligação emocional com o IPCA, conforme deixaram bem vincado.

Também a aluna número 1 do IPCA deixou o seu testemunho, recordando tempos “marcantes e inesquecíveis”.

A todos os ex-alunos presentes, a ESG ofereceu uma lembrança para assinalar o 20º Aniversário dos primeiros dois cursos, que foi entregue por Eva Miranda, uma das primeiras docentes do IPCA.

Após a sessão, os presentes visitaram as atuais instalações da ESG, onde assistiram a uma atuação da Tuna Académica do IPCA, e terminaram a noite num jantar-convívio.