Escola de Design do IPCA e PUC-Rio em exposição conjunta de trabalhos de alunos

Estudantes e professores da Escola Superior de Design do IPCA e da Pontífica Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) deram as mãos e decidiram realizar uma mostra de trabalhos para decorrer em simultâneo em Portugal e no Brasil.

A Parla!  – Mostra Dhis de Design de Personagens foi inaugurada, no dia 16 de julho, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, no âmbito da CONFIA 2017 – Conferência Internacional de Ilustração e Animação, promovida pela Escola Superior de Design do IPCA.

A partir de 20 de julho, o Solar Grandjean de Montigny, no Museu Universitário da PUC-Rio, recebe a mesma mostra que reúne um conjunto de trabalhos selecionados da autoria de estudantes daquela universidade brasileira e do curso de Mestrado em Ilustração e Animação da Escola Superior de Design do IPCA.

Segundo Paula Tavares, diretora da ESD-IPCA, o convite da PUC-Rio para a presença no Parla! 2017 é algo que honra a escola, permitindo “dar a conhecer a um público vasto, o que julgamos ser, a seleção de um trabalho de excelência na área da ilustração e animação, no sentido da criação de personagens”.

“Para estes jovens autores, a possibilidade de dar a conhecer o resultado experimental de um trabalho partilhado que agrega conhecimento teórico-prático a um mundo de sensações, experiências e de expressões plásticas e gráficas que, em última instância, extravasa os limites do computador e da folha de desenho, voando para fora do nosso Portugal é, de facto, um fator muito importante”, acrescentou.

Conforme explicou Paula Tavares, “os trabalhos disponibilizados foram alvos de partilhas e troca de experiências muito enriquecedoras, através desta ligação direta com o Brasil. Isto permitiu, por um lado, valorizar as artes, mais especificamente, o design de personagem, a ilustração e a animação, mas valorizando, sobretudo, o trabalho de jovens autores que procuram, desta forma, desenhar o seu próprio caminho numa área tão exigente, em todos os níveis”.

“Por outro lado, para nós, é um orgulho muito grande poder representar esta nossa Instituição numa mostra internacional, colaborando com a organização do evento e participando da coletividade de um tecido académico seletivo e muito dignificante para a cultura nacional e internacional”, disse.