Equipa “Haari: Digital Fashion Studio” vai representar o IPCA na final nacional do Poliempreende 2023

O pitch final da fase regional do concurso de vocação empresarial decorreu no dia 17 de maio, com 19 equipas a competirem pelo pódio. A final nacional vai decorrer no IPCA, de 12 a 15 de junho.

Entre estudantes, alumni, colaboradores, investigadores e docentes, as equipas a concurso foram representadas por todas as Escolas do IPCA, envolvendo mais de 70 empreendedores.

O projeto “Haari: Digital Fashion Studio” sagrou-se vencedor da fase regional do Poliempreende 2023, com uma ideia de negócio baseada na criação de um estúdio de vestuário digital. O projeto vencedor propõe dar resposta e impulsionar as empresas e os consumidores de Moda na implementação da Digitalização, Inovação e Sustentabilidade na Indústria. Agregando tecnologias de realidade virtual, realidade aumentada e inteligência artificial, o projeto pretende alinhar-se com os valores e expectativas do público-alvo, a geração Z e Alfa. A ideia foi promovida por Ana Sofia Sampaio, ex-estudante do TESP de Design de Moda, e Beatriz Macedo estudante do Instituto Politécnico de Castelo Branco, com a participação de Susana Carvalho, colaboradora do laboratório 2Ai e Moisés Moreira, docente e investigador do IPCA.

O segundo lugar foi conquistado pela equipa “Tidy City”, equipa de André Torneiro, alumnus da Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, e Nuno Rodrigues docente da Escola Superior de Tecnologia do IPCA. Este projeto visa utilizar técnicas de inteligência artificial para analisar imagens da via pública de modo a identificar ocorrências com interesse comercial ou de gestão do espaço público, tais como deposição imprópria de resíduos, suportes publicitários danificados e estado de conservação de equipamentos públicos.

Fechando o pódio no 3º lugar, ficou o projeto “Guide-Line” criado por Vanessa Fernandes,estudante do 1º ano do Mestrado em Marketing do IPCA. Esta ideia de negócio materializa-se numa plataforma digital que oferece formação personalizada e certificada para cabeleireiros. De acordo com a promotora, este projeto “é completamente novo e arrojado no setor, não existindo qualquer produto semelhante no mercado português”.

Além dos três projetos vencedores, o painel de jurados decidiu unanimemente distinguir outras ideias que se destacaram entre o conjunto de talentos inovadores, reconhecendo assim duas Menções Honrosas, nomeadamente:

– Melhor Projeto de Inovação Social: Projeto Higher Thones

O júri reconheceu um projeto que transcendeu as fronteiras convencionais do empreendedorismo, mostrando um compromisso profundo com a criação de impacto social positivo. A equipa apresentou ainda um protótipo do seu projeto, enriquecendo ainda mais a sua apresentação perante o júri.

Este projeto prevê o desenvolvimento um novo produto, composto por uma pulseira e uma aplicação, que funcionam em simultâneo como um tradutor/ assistente do utilizador, para auxiliar a vida quotidiana de pessoas com deficiência auditiva. Equipa composta por Ana Rita Freitas (Licenciatura em Design Industrial), Laura Cardoso (alumna da Licenciatura em Informática Médica), e José Sousa (Mestrado em Gestão – Ramo Recursos Humanos)

– Melhor Pitch: Projeto Submersa

Esta apresentação não apenas capturou a atenção do júri e do público presente, mas também deixou uma marca indelével, demonstrando o seu potencial para atrair potenciais investidores, e uma paixão cativante pelos valores da marca.

O projeto representa uma marca de roupa e acessórios de surf e skate, preocupada com a preservação do meio ambiente e com a consciencialização da população, de forma a construir uma sociedade mais justa. Equipa composta por Hugo Ferreira (Licenciatura em Design Gráfico) e Lara Araújo (Licenciatura em Gestão de Atividades Turísticas).