DIGICOM trouxe a Barcelos designer da plataforma de música mais popular e usada do mundo: Spotify

Decorreu nos dias 15 e 16 de novembro, no Teatro Gil Vicente em Barcelos, a terceira edição da DIGICOM, Conferência Internacional de Design e Comunicação Digital.

A terceira edição da conferência, organizada pela Escola Superior de Design (ESD), do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), pretendeu ser palco de debate sobre o papel do design e da comunicação nos diferentes meios e plataformas digitais interativas.

A DIGICOM nasceu do âmbito de uma estratégia de inovação na área do Design Digital pela ESD, que começou no IPCA com a abertura do Mestrado em Design Digital, e da necessidade de se debater sobre esta área do Design e da Comunicação.

Para a organização é importante manter a filosofia da conferência, num ambiente de comunicação digital não só com designers, mas também com pessoas de outras áreas. “O design é relevante quando não é egocêntrico. Temos de ter a humildade de nos abrirmos a outras áreas do conhecimento e é isso que procuramos fazer na Digicom — nunca temos somente designers como oradores”, acrescentou Nuno Martins.

Pretende-se que a DIGICOM continue a crescer e seja cada vez mais uma conferência de referência, tendo ainda como objetivo a afirmação da região de Barcelos “No Mestrado em Design Digital temos tido alunos de todo o país, nomeadamente temos alunos de Lisboa que estão no IPCA a fazer este Mestrado, eles vêm a Barcelos para as aulas no IPCA e voltam para Lisboa. Isto é um fator de muito orgulho para nós e é este o caminho que queremos seguir, sermos reconhecidos também fora da região Minho. Hoje em dia já vemos vários eventos de referência em Lisboa ou no Porto… porque não em Barcelos termos a Digicom como uma conferência de referência?”.

Este ano a DIGICOM teve como convidado especial Felipe Fiuza, o Senior Product Designer da Spotify (a maior plataforma de música a nível mundial); Heitor Alvelos (Professor de Design e Novo Medias da Universidade do Porto); Mafalda Urbano (Diretora da Inteligência e Serviço ao Adepto da Federação Portuguesa de Futebol) e Albert Young Choi, Professor na Universidade de Hanyang (Coreia) e Presidente Fundador da United Designs Alliance.

Além dos oradores convidados, foram apresentadas na DIGICOM 50 comunicações que foram selecionadas, fazendo deste um evento bastante interativo.

Da organização fizeram parte vários docentes da ESD assim como estudantes do Mestrado em Design Digital do IPCA.

Mais informações: https://digicom.ipca.pt/#filter=keynotes.pt