Dia D – Conversas sobre Design no IPCA

No próximo dia 2 de dezembro realiza-se a 12ª edição do Dia D, que tem lugar no Auditório Professor António Tavares, no Campus do IPCA, a partir das 14h00.

Regressa o evento de referência da Escola Superior de Design IPCA e as conversas sobre design.

Entrada livre, estão todos convidados!

Sobre os oradores convidados

Atelier Karaka – Marta Afonso

O Atelier Karaka é estúdio criativo que celebra o valor e a beleza da manualidade, daquilo que é único e irrepetível, cujo caráter é intrínseco às mãos de quem faz. Desde 2015, exploram-se técnicas artesanais de estamparia em tecido para desenvolver peças exclusivas e edições limitadas de têxtil lar, revestimentos de parede e acessórios. As criações refletem a natureza manual do processo criativo. Os padrões e ilustrações revelam formas, texturas e cores que pretendem levar um caráter mais humano aos espaços, quer sejam públicos ou privados. O Atelier Karaka também organiza workshops direcionados ao público em geral que exploram a criatividade individual através das mesmas técnicas.

Titulo talk: Atelier Kataka

Lagrima Studio – Maria Joana

O Lagrima Studio, fundado em 2015, cria peças de louça utilitárias e decorativas, pelas quais Maria Joana é a criativa responsável do início ao fim, com atenção a todas as etapas da produção e em busca da excelência dentro dos limites do processo artesanal. Irregularidades e pequenas imperfeições, características da cerâmica artesanal, são cuidadosamente inspecionadas, mas no final são vistas como detalhes definidores da beleza e do caráter da peça, sem comprometer sua funcionalidade.

Talk: Lagrima

Pedro Amado

Pedro Amado é Doutorado em Ciências e Tecnologias da Comunicação, pelo Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (2014), Mestre em Arte Multimédia (2007) e Designer de Comunicação (2002) pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Atualmente é Professor Auxiliar na FBAUP, onde leciona as disciplinas de Web Design (HTML, CSS & JS), Interação (UCD), Programação Criativa (Processing), Tipografia e Desenho de Tipos de Letra. É membro integrado do Instituto de Investigação i2ADS, colaborador do ID+, delegado nacional da associação internacional ATypI, e membro fundador da associação de tipografia ATIPO.

Impressor tipográfico amador (M3N Press & Fora da Caixa), apaixonado por fotografia digital e digital tinkerer, os seus interesses de investigação e desenvolvimento centram-se na tipografia e design editorial computacional e pós-digital, bem como na interação humano-computador.

Talk: Da fabricação digital à impressão tipográfica tradicional e vice-versa

À Capucha! – Raquel Pais

À Capucha! é um atelier de design que explora a interseção entre design, artesanato e manufatura, sobretudo através da sua coleção de capuchas – capas tradicionais portuguesas, feitas em burel e tradicionalmente usadas nas regiões montanhosas do norte de Portugal. Procura desenvolver projetos de design gráfico, publicações, exposições e outros eventos que articulam os temas da tradição, do saber-fazer e da transmissão do conhecimento sobre os materiais e processos de manufatura.

Talk: Transmissão

Oupas Design – Cidália, Joana e Sofia

Sediado no coração do Porto desde 2010, o Oupas! é um estúdio de design e uma equipa de três meninas do norte obcecadas por gatos: Cidália, Joana e Sofia. Elas conheceram-se na faculdade enquanto estudavam design gráfico, mas logo descobriram sua paixão mútua: construir objetos feitos à mão. Os seus materiais de eleição são papel e o cartão, ambos versáteis, fáceis de manusear e uma escolha ecológica! Desde pequenos objetos a eventos, ou mesmo uma cidade de papelão de tamanho real… elas conseguem fazer tudo acontecer!

Talk: Oupas Design