Design do Calçado do IPCA premiado no concurso nacional “Shoe Design Award 2017”

As diplomadas do Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) de Design de Calçado do IPCA, Raquel Matos e Daniela Faria ficaram em 3º lugar no concurso nacional de design de calçado "Shoe Design Award 2017".

Ainda neste concurso, o IPCA trouxe mais um prémio, na pessoa de Catarina Ravara, docente do curso de Design de Calçado que arrecadou o 2º prémio.

Este concurso foi promovido pelo Rotary Club e que teve como júri: Luís Onofre, Miguel Vieira, Francisco Providência e Frederico Martins.

Refletir, inovar e surpreender numa industria que está em plena expansão, foi o mote desta primeira edição, que pretende estimular a criação de sapatos que tivessem como referência algum exemplo significativo da cultura Portuguesa.

Foi a pensar na morfologia dos arcos em ogiva do aqueduto dos Pegões em Tomar, monumento nacional desde 1910, que a Raquel Matos e a Daniela Faria desenvolveram o projeto premiado intitulado de “Aqua”. “O prémio que ganhamos foi com um salto alto de cor verde e dourado. Verde, pois reflete a cor da água e o dourado, que significa a riqueza e os nossos castelos”, refere Daniela Faria que ficou muito satisfeita com este 3º lugar no concurso “Shoe Design Award 2017”.

As diplomadas terminaram o curso de Design de Calçado em julho de 2017 integrando o grupo dos 1.ºs diplomados deste curso, procuram agora emprego na área e esperam que este prémio, e a divulgação na revista de calçado APICCAPS, seja uma mais valia para obterem emprego na área.

O curso técnico superior profissional em de Design do Calçado do IPCA funciona desde 2015 no polo de Guimarães e visa dar resposta às necessidades do mercado da região. Do regional para o global pretendemos formar profissionais altamente habilitados nesta área em crescimento.