CONFIA 2019

De 14 a 16 de junho, realizou-se a CONFIA (conferência internacional em Ilustração e Animação), organizada nesta edição pela ESD no âmbito do Mestrado em Ilustração e Animação e pelo IPVC (Instituto Politécnico de Viana do Castelo).

Esta foi a sétima edição (após as conferências realizadas em Ofir, Porto, Braga, Barcelos, Guimarães e Esposende) e realizou-se em Viana do Castelo.

A CONFIA pretendeu ser um momento marcante na discussão contemporânea sobre a área do Design, inscritas na tradição e pioneiras na inovação tecnológica. Nestes três dias explorou-se o espaço multidisciplinar que envolveu o desenho e a imagem animada de forma ampla, passando pela construção da narrativa ao desenvolvimento de personagens, da teoria da arte à reflexão crítica dos objetos que povoam o mercado e a indústria.

A conferência procurou submissões originais, de qualidade, encorajando a participação quer dos artistas, indústria e mercado, quer da comunidade académica.

Todos os trabalhos aceites estarão presentes no livro de resumos da conferência (com ISBN). As publicações referentes às edições anteriores poderão ser encontradas nesta página web. O livro dos proceedings da CONFIA 2016 já está indexado no Clarivate Analytics Conference Proceedings Citation Index (CPCI). As edições de 2013, 2015, 2017 e 2018 do livro de proceedings estão sob revisão e à espera de também serem incluídos no CPCI.

Nesta edição, marcaram presença BIRGITTA HOSEA, da Universidade Criativa de Artes, UK; PAOLA VASSALLI, Ilustradora Curadora – BOLOGNA CHILDREN’S BOOK FAIR, Italy; CÉSAR COELHO, da ANIMA MUNDI, Brasil; e ALAN MALE, UK, autor do livro “A COMPANION TO ILLUSTRATION”.

PROGRAMA COMPLETO