CIED do IPCA dinamiza ação informativa e entrega de prémios do concurso “Empreender e Inovar na UE”

O CIED Minho, do IPCA, dinamizou uma ação informativa no Polo de Braga do IPCA, cujo tema foi "Europa para os Jovens".

A iniciativa contou com a presença do eurodeputado José Manuel Fernandes, no dia 22 de fevereiro. O objetivo desta ação informativa foi dar a conhecer as mais-valias da pertença à União Europeia (UE), ao mesmo tempo que se pretendia dissipar dúvidas ou questões dos presentes em relação ao projeto europeu. No decorrer da sessão foram entregues os prémios relativos ao Concurso Empreender e Inovar na UE.

“As questões europeias também nos dizem respeito e são muito importantes”. A ideia foi defendida, pelo eurodeputado José Manuel Fernandes. Agarrando o tema ‘Europa para os jovens’, José Manuel Fernandes protagonizou uma sessão interativa onde recordou aos jovens que “é essencial continuarmos a defender a UE como projecto de integração”. Também o vice-presidente do IPCA, Agostinho Silva, referiu que “os jovens têm que perceber a grande mais-valia de estar na UE”.

A coordenadora do CIED Minho, Alzira Costa, apelou à participação dos jovens nas eleições europeias, fazendo referência ao “papel crucial dos jovens enquanto agentes ativos e multiplicadores para a transmissão de uma mensagem positiva no que diz respeito não só à cidadania, mas também para as oportunidades que a UE apresenta aos mais jovens”.

Na sessão, procedeu-se ainda à entrega dos prémios do concurso Empreender e Inovar, à entrega pelos “mecenas” do concurso: Primavera BSS, Porminho e Pizarro SA.

O primeiro classificado neste concurso é André Santos, com o Projeto FreeO, e recebeu 1200 euros. O segundo classificado é Marta Pombeiro, com o Projeto Sensorial, e foi contemplada com um prémio de 700 euros. O terceiro classificado é o Projeto Reconto da Vila, de Marta Carneiro, Ana Reis e Ana Dias, que recebeu 500 euros. Além de prémios monetários, os vencedores do concurso serão também contemplados com uma viagem a Bruxelas, a realizar no início de Abril, com o objetivo de apresentar os seus projetos no Parlamento Europeu.

José Manuel Fernandes afirmou que “o empreendedorismo deveria começar na própria escola que, muitas vezes formata os jovens sem ter em conta as mudanças permanentes do mundo de hoje”. Neste contexto, o eurodeputado defendeu que “só podemos ter melhores salários e melhor Estado Social se tivermos uma economia forte, onde haja gente empreendedora e onde se faça inovação e investigação”.

O vice-presidente, Agostinho Silva, em nome do IPCA, manifestou a honra da instituição em ter participado neste concurso, destacando as três ideias empreendedoras premiadas que “demonstram que os nossos jovens são capazes de inovar ao nível de qualquer outro país”. Destacou ainda a importância da “responsabilidade social das empresas” que patrocinaram o concurso e suportaram os prémios monetários, destacando a sua disponibilidade “para apoiar o empreendedorismo destes jovens”.

Apadrinhado pelo eurodeputado, este concurso foi uma iniciativa do CIED Minho do IPCA, do jornal Correio do Minho e da rádio Antena Minho.