CIED Barcelos lança vídeo de alerta para o problema das alterações climáticas

O Centro de Informação Europe Direct (CIED) de Barcelos, em colaboração com a Escola Superior de Design do IPCA e a rádio Antena Minho, lançou um vídeo destinado a alertar para o problema das alterações climáticas.

Intitulado “Alterações Climáticas: A Urgência de Agir!”, o vídeo aborda o problema do aumento da temperatura média do planeta – atualmente é 0,85º C superior à do século XIX -, as consequentes mudanças dos padrões de precipitação e o degelo dos glaciares que está a causar a subida do nível médio das águas do mar.

No âmbito da sua missão, o CIED Barcelos está já a desenvolver diversas ações de sensibilização para a questão das alterações climáticas, designadamente em escolas da sua área de influência, onde o vídeo é exibido e serve como ponto de partida para diversas atividades com os alunos.

O vídeo foi produzido na Escola Superior de Design do IPCA, tendo sido realizado por Pedro Mota Teixeira e António Ferreira, que assina também a animação e o design de som. Conta ainda com ilustrações de Hélder Barbosa.

Sediado no Campus do IPCA, o CIED Barcelos é um serviço de informação europeia, dirigido ao público em geral, que atua como intermediário entre os cidadãos da área do Cávado e do Ave e a União Europeia.