Cerimónia de Encerramento U.Bike

O IPCA marcou presença na Cerimónia de Encerramento do Projeto U-Bike Portugal, que se realizou na Universidade de Aveiro, com a participação do secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado.

No âmbito da cerimónia, houve uma mostra das bicicletas das várias instituições que aderiram ao projeto.

O projeto U-Bike Portugal é um projeto de âmbito nacional coordenado pelo Instituto de Mobilidade e Transporte e financiado pelo POSEUR, que prevê a realização de ações concretas de incentivo à mobilidade ciclável nas comunidades académicas do ensino superior, nomeadamente, a disponibilização de bicicletas e estudantes, docentes e funcionários. Com um investimento de 4,48 milhões de euros, dos quais 3,55 provenientes de fundos europeus, permitiu distribuir 2.249 bicicletas por 12 universidades e politécnicos do país.

O IPCA foi uma das instituições que aderiu ao U-Bike, tendo, a sua implementação, envolvido um investimento total de 296.763,80€, dos quais 269.936,57€ foram financiados pelo projeto.

Através do projeto, o IPCA adquiriu 130 bicicletas elétricas e equipou o seu Campus com estruturas de estacionamento de bicicletas. Ao longo da sua execução realizaram-se campanhas e ações de sensibilização e promoção da mobilidade sustentável e energeticamente eficiente dirigidas à população académica.

De 2019 até ao presente, foram percorridos mais de 50.000 quilómetros, que se traduziram em cerca de 3,5% de poupança de energia primária obtida pelos utilizadores de automóvel que passaram a utilizar a bicicleta.

O projeto financiado encerrou, mas a disponibilização das bicicletas às comunidades académicas vai manter-se e o IPCA espera continuar a contribuir para a adoção de hábitos de mobilidade sustentáveis e energicamente eficientes.