Centro de Inteligência Artificial do IPCA – Um projeto de multidisciplinaridade

O Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA) assumiu, no dia em que a Escola Superior de Tecnologia (EST) fez 14 anos, que quer estar na «linha da frente» da Inteligência Artificial (IA) em Portugal.

Para dar suporte a esta ação estratégica, o IPCA irá reforçar as suas infraestruturas, quer através do M-Factory Lab, em estreita ligação com a UTESP, a ser inaugurado ainda este ano vindo dar um forte impulso as áreas da mecânica, mecatrónica e gestão industrial, bem como do Laboratório de Inteligência Artificial Aplicada (2Ai), recentemente criado e submetido a avaliação da Fundação da Ciência e Tecnologia (FCT). Na sua intervenção Maria José Fernandes referiu que foi definida uma clara estratégia de aposta na investigação e inovação, pretendendo-se claramente promover o crescimento da investigação aplicada em articulação com as empresas e envolvendo os estudantes nos projetos de I&D.

Vítor Carvalho, o diretor da EST, destacou que este Centro, em Barcelos, vai potenciar o apoio ao tecido empresarial na área da inteligência artificial: “Uma grande diferença que está a acontecer é que várias empresas multinacionais estão a instalar centros de I&D cá (Portugal) e a região do Cávado e Ave é um claro exemplo disso, sendo que este centro poderá reforçar este contexto e acrescentar valor à sua atuação”.

O presidente da FCT, Paulo Ferrão, destacou o exemplo notável deste centro pela sua multidisciplinaridade e aplicação: “este centro é diferente do que se fazia anteriormente, onde se focava mais em artigos científicos e não se valorizava a aplicação dos projetos. Não sou eu que vou avaliar estas candidaturas do IPCA, mas acredito que abre grandes possibilidades para uma avaliação positiva. Pois este centro aproxima a ciência à economia”, frisou o presidente da FCT.

Miguel Costa Gomes, presidente da Câmara de Barcelos, também esteve presente na cerimónia, e salientou o “importante retorno da investigação. Vale a pena continuar esta aposta na investigação, deixando um apelo ao presidente da FCT para que olhe com carinho e consideração para a candidatura do IPCA que é importante para o instituto, mas também para a região e para o país”.

As celebrações ficaram ainda marcadas por um protocolo de cooperação com a empresa multinacional Fujifilm o vai proporcionar estágios aos estudantes do IPCA, apoiar a realização de projetos e dissertações de mestrado e ainda a realização de projetos de inovação e desenvolvimento em estreita articulação com o tecido empresarial.

No final da sessão solene, foram cantados os parabéns à EST com a presença do presidente da FCT, do presidente da Câmara de Barcelos, da presidente do IPCA, do diretor da EST, colaboradores, docentes e estudantes.