Câmara de Esposende aprova a construção de novo Edifício do IPCA no Concelho

Dando seguimento à sua estratégia de expansão e servir o território, o IPCA inicia a atividade letiva em Esposende no próximo ano letivo 2021/2022, ministrando Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), ainda em instalações provisórias.

No entanto, a Câmara Municipal de Esposende, aprovou o concurso público para a construção da extensão do IPCA a título definitivo, naquele concelho, onde irão funcionar os CTeSP´s e ficará instalada a futura Escola de Verão.

A presença do IPCA em Esposende decorre, como refere a presidente do IPCA, Maria José Fernandes, de um “acordo com o Município de Esposende e permitirá sedimentar ainda mais a oferta educativa do IPCA em toda a região do Cávado e do Ave”, recordando os Polos já existentes em Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão, além do Campus em Barcelos.

Segundo a presidente do IPCA “trata-se de mais um importante passo na história da nossa instituição, que permitirá concretizar um objetivo antigo de levar o ensino superior a Esposende”.

O novo edifício, que deverá ficar concluído no início do ano letivo 2022/2023, envolve um investimento de 3,4 milhões de euros, assumido pela Câmara Municipal de Esposende, a exemplo do que sucedeu com a aquisição dos respetivos terrenos, que tiveram um custo de 450 mil euros.

Benjamim Pereira, presidente da Câmara Municipal de Esposende, referiu que a aprovação do concurso público para a construção da extensão do IPCA – votada por unanimidade – é um momento histórico e corresponde a um “esforço financeiro tremendo”, o que ilustra bem o empenho do Município neste projeto.

“É a concretização de um anseio antigo, da maior relevância”, sublinhou Benjamim Pereira, adiantando que as novas instalações do IPCA ficarão localizadas em terrenos contíguos à Estrada Nacional 103-1, próximo da Cooperativa Agrícola de Esposende.

Os CTeSP do IPCA que irão funcionar naquele concelho serão, na sua maioria, vocacionados para as áreas da inovação e sustentabilidade alimentar.