Bolsas de Mobilidade para Investigação

O IPCA, no âmbito da participação na Universidade Europeia RUN-EU, lançou um programa de mobilidade internacional orientado para a Investigação, Desenvolvimento e Inovação.

Este programa prevê a atribuição de 21 bolsas de mobilidade internacional a estudantes graduados, docentes e investigadores que pretendam realizar atividades de I&D e/ou inovação numa das instituições parceiras da RUN-EU. Estas atividades podem compreender a preparação e submissão de projetos de I&D, o reforço ou criação de sinergias de I&D, a realização de rotações laboratoriais, partilha de boas práticas, entre outras.

A proposta de mobilidade para ID&I do IPCA, no contexto da WP5 – Investigação da RUN-EU, inclui 3 tipos de mobilidade:

1. Mobilidade de 4 semanas para investigadores/docentes
    • Número de bolsas disponíveis: 9 bolsas;
      • Subsídio de subsistência: 88€/dia/pessoa para 25 dias

1. Mobilidade de 12 semanas para investigadores/docentes
    • Número de bolsas disponíveis: 3 bolsas;
      • Subsídio de subsistência: 3.500€/pessoa

• Mobilidade de 4 semanas para alunos a realizar mestrado/pós-graduação
    • Número de bolsas disponíveis: 9 bolsas;
      • Subsídio de subsistência: 600€/pessoa

O programa prevê as seguintes fases de candidatura:

• 1ª Fase de candidatura: até 18 julho de 2022
  • 2ª fase de candidatura: até 20 setembro de 2022*
  • 3ª fase de candidatura até 17 outubro de 2022*
  • 4ª fase de candidatura até 31 março de 2023

*Número de vagas de mobilidade dependente das vagas sobrantes da(s) fase(s) anteriores

No edital do programa de mobilidade pode ser consultado há um template (páginas 8-9) que deve ser preenchido e enviado com a proposta de mobilidade para gab_inv_inov_presidencia@ipca.pt. No limite, a mobilidade deverá ser realizada até julho de 2023.

Qualquer questão sobre o programa de mobilidade e apoio ao contacto local com instituição de acolhimento deverá ser dirigida por email para: gab_inv_inov_presidencia@ipca.pt.