Aprovada candidatura do IPCA para acolher EUROPE DIRECT Minho

A Comissão Europeia aprovou a candidatura do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) para acolher o EUROPE DIRECT Minho no período 2021-2025, com início de atividade a 1 de maio.

Os EUROPE DIRECT agora aprovados correspondem a uma nova geração dos Centros de Informação Europe Direct (CIED), que adquirem assim uma nova designação.

Para a presidente do IPCA, Maria José Fernandes, a aprovação desta candidatura representa o “continuar de um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido de cariz europeu junto dos cidadãos e entidades da região”.

Este projeto constitui-se como “mais uma oportunidade de afirmação da região junto das instituições europeias” refere a presidente.

Aproximar a União Europeia (UE) dos cidadãos, designadamente através da organização de atividades informativas e participativas, é o principal objetivo dos EUROPE DIRECT. Estes centros assumem-se, assim, como um meio de promoção da participação dos cidadãos no processo democrático europeu.

O EUROPE DIRECT Minho irá funcionar como um serviço destinado a fornecer informações sobre as competências, políticas e prioridades da UE, através da organização de eventos, seminários e de outras ações de interação com os cidadãos, seja por via online ou offline.

Irá, também, fornecer regularmente aos meios de comunicação social e aos multiplicadores locais (influenciadores das redes sociais, bloguistas, etc.) informações e conteúdos relevantes sobre a UE.

A ação do EUROPE DIRECT Minho na NUTS III – Norte – Alto Minho, Cávado e Ave trabalhará estreitamente em colaboração com a Representação da Comissão Europeia em Portugal e com o Gabinete do Parlamento Europeu, assim como com outras redes de sensibilização e pontos de contacto da UE a nível local, promovendo assim o intercâmbio de informações relevantes para a região.

Tal como todos os outros centros do género, EUROPE DIRECT Minho será um espaço aberto ao público, no Campus do IPCA, Barcelos, e disponível para responder a pedidos individuais de reuniões e responder a perguntas ou encaminhar os cidadãos para as redes da UE apropriadas (ou para o Centro de Contacto Europe Direct). Será, igualmente, ativo nas redes sociais, promovendo a interação com o público.

Site: www.europedirectminho.ipca.pt

E-mail: europedirectminho@ipca.pt