Aprovada candidatura do IPCA a programa Impulso jovem e impulso adulto no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) acaba de ver aprovada a candidatura aos programas “Impulso Jovens STEAM” e “Impulso Adultos” do Plano de Recuperação e Resiliência.

O programa garante um financiamento superior a 9,7 milhões de euros para o desenvolvimento de iniciativas destinadas a impulsionar a qualificação superior daquelas duas populações.

A candidatura apresentada pelo IPCA diz respeito ao projeto “Skills Boost2025@IPCA”, que prevê o desenvolvimento de sete programas. Dois deles são específicos para a população adulta (Formação Avançada e Aprendizagem ao Longo da Vida), no âmbito do “Impulso Adultos”, e preveem a oferta de cursos nas áreas da moda e do design têxtil, da gestão de alojamentos turísticos, da modelação 3D e do fabrico ativo.

Três outros programas são transversais e complementares tanto ao “Impulso Adultos” como ao “Impulso Jovens STEAM”. Os restantes dois serão promovidos no âmbito do “Impulso Jovens STEAM” e visam a oferta de formações nas áreas da engenharia em desenvolvimento de jogos digitais, inteligência artificial e modelação de plástico por injeção.

Segundo a presidente do IPCA, Maria José Fernandes, “o projeto Skills Boost2025@IPCA está alinhado com a estratégia do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, designadamente com o seu papel enquanto agente transformador na região”.

“Uma estratégia concebida e redefinida numa perspetiva interdisciplinar e alinhada com as necessidades do mercado de trabalho e a realidade do contexto regional, bem como com a criação de consórcios e alianças com as empresas empregadoras para a oferta de formação pós-graduada”, acrescentou.

O projeto do IPCA foi uma das 33 candidaturas aprovadas ao abrigo dos programas “Impulso Adultos” e “Impulso Jovens STEAM”, após a avaliação feita por um painel internacional de alto nível.

No total, estes dois programas dispõem de um orçamento inicial de 252 milhões de euros, que serão distribuídos pelos vários projetos aprovados e cuja execução deverá ser concretizada até 2026.