Antes de ler este texto, ligue um cronómetro: IPCA apresenta jogo para crianças com dislexia

Desenvolvido no âmbito dos projetos de cocriação do programa Link Me Up, “As Aventuras de Lexi” visa ajudar crianças disléxicas a melhorar as suas aptidões de aprendizagem.

O projeto foi desenvolvido em colaboração com a Cooperativa Descolar e apresentado no seminário “Perturbações Específicas de Aprendizagem”, realizado no Dia Mundial da Criança.

Já ligou o cronómetro?

A dislexia é uma perturbação de aprendizagem específica (PAE) de origem neurobiológica que afeta a leitura. Um disléxico pode demorar pelo menos três vezes mais a ler um texto. O nível de concentração exigido é muito elevado, uma vez que as letras parecem saltar de um lado para o outro. A dislexia afeta crianças com um funcionamento intelectual normal. Estas podem ainda ter dificuldades na escrita e na matemática, isto é, défices em algumas funções neurocognitivas como a consciência fonológica, a memória de trabalho, a nomeação rápida.

Quanto tempo precisou para ler até aqui? Sabe quanto demoraria se fosse disléxico? Há um site para lhe demonstrar, fruto do projeto “Empowering Children with Specific Learning Disabilities”, foi desenvolvido no IPCA no âmbito do programa ‘Link Me Up – 1000 ideias, Sistema de Apoio à co-criação de inovação, criatividade e empreendedorismo’, um jogo para ajudar crianças com esta dificuldade. “As Aventuras de Lexi” foi apresentado no seminário “Perturbações de Aprendizagem Específicas”, realizado no Dia Mundial da Criança e tem como objetivo promover competências de aprendizagem de crianças com dislexia. O jogo foi desenvolvido por uma equipa multidisciplinar de estudantes de três escolas do IPCA (ESD, EST e ETeSP), em colaboração com a Descolar, associação que tem como objetivo diagnosticar e intervir junto de crianças socialmente desfavorecidas com PAE.

Em debate estiveram as dificuldades de quem vive com dislexia, a importância do despiste e intervenção precoce e da formação adequada de professores. No evento foram também apresentados dois projetos: os “Discolares”, um grupo de jovens disléxicos recentemente criado para sensibilizar para esta problemática e a aplicação “Speed Reading”, desenvolvida em coautoria pela diretora da Descolar para tornar o treino de leitura mais lúdico.