Alunos da ESD/IPCA criam mural para assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental

Os alunos de mestrado de Ilustração e Animação da Escola Superior de Design (ESD) criaram o mural “Saudavelmente” que foi inaugurado esta terça-feira na Casa de Saúde S. João de Deus, em Barcelos.

Esta iniciativa, celebrada no Dia Mundial da Saúde Mental, surgiu no âmbito das comemorações dos 90 anos desta Instituição e resultou da parceria da Casa da Saúde São João de Deus com o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e com a Escola Profissional da ACIB.

Na inauguração do mural esteve presente o vice-presidente do IPCA, Agostinho Silva; João Ferreira, diretor do Centro Regional da Segurança Social de Braga; João Nuno, representante do Presidente da Câmara Municipal de Barcelos e Francisco Pereira, vice-presidente da ACIB.

Coube à diretora da Casa de Saúde, Isabel Bragança, fazer as honras da cerimónia, onde considerou que esta iniciativa pretende, “estimular os jovens a refletirem sobre o que pode contribuir para o seu bem-estar e saúde mental, encorajando-os a, sempre que entenderem necessário, pedir ajuda”.

O vice-presidente da ACIB, Francisco Pereira, elogiou o trabalho da Casa de Saúde e agradeceu o “convite à ACIB para participar neste projeto enraizado de valores, na qual se destaca a humanidade que existe na nossa sociedade”.

Agostinho Silva, vice-presidente do IPCA enalteceu não só o trabalho que a Casa da Saúde de Deus tem desenvolvido na área da saúde mental, mas também o trabalho importante de ligação com a sociedade e com o IPCA, permitindo, neste caso presente, dar aos seus estudantes “uma oportunidade de poderem exercer e aumentar os seus currículos e acima de tudo, possibilitar que se tornem pessoas com ainda mais valores”. O vice-presidente não escondeu o orgulho do trabalho realizado pela Escola Superior de Design do IPCA em prol do desenvolvimento da região, realçando a qualidade do ensino e da investigação na área do Design. Concluiu deixando um desafio a todos os estudantes do IPCA para visitarem aquele mural pois vão sentir que “está lá um bocadinho da criação cultural, artística e do pensamento humanismo do IPCA, pois o mural é uma forma de exteriorizar a arte numa área tão importante como é a da saúde mental.”

O Irmão Vitor Lamelas, Provinciano da Ordem Hospitaleira da Casa São João de Deus, encerrou a cerimónia agradecendo aos estudantes do IPCA, da ACIB, frisando que “aquele mural marca um ponto nos 90 anos de história” e que os “utentes desta Casa de Saúde têm mais um momento de participação cultural e artística” tão importante para a saúde mental.

O mural tem 11 metros de comprimento por 4 metros de altura, onde estão representadas cinco das boas práticas de uma saúde mental sã: estar com a família, praticar desporto, falar com os amigos, fazer o que se gosta e sentir-se realizado. Estes foram os cinco elementos dados para reflexão, pelos profissionais da Casa de Saúde S. João de Deus, durante um workshop desenvolvido com os alunos da ACIB, e que permitiu, depois, aos estudantes do Mestrado em Ilustração e Animação da ESD (Raoni Xavier, Eva Vieira, Diogo Bessa e Nicolau Tudela) criar e desenvolver os desenhos e elaborar a ilustração final do mural, tendo tido o apoio dos funcionários da manutenção da Casa São João de Deus para a construção e colocação na parede.

No final foi oferecido a todos os participantes um bolo de aniversário dos 90 anos da Casa de Saúde São João de Deus.