Aliança inter-regional promove universidade europeia: IPCA integra RUN-EU

O IPCA, juntamente com sete instituições de ensino superior de Portugal, Irlanda, Hungria, Finlândia, Holanda e Áustria, apresentaram no dia 12 de fevereiro, na Representação de Portugal junto da União Europeia, em Bruxelas, a nova Rede de Universidades Europeias.

O projeto, a ser desenvolvido no contexto do programa ERASMUS+, visa estabelecer o consórcio RUN-EU (Regional University Network – European University), liderado pelo Politécnico de Leiria (Portugal), e constituído pelos seguintes membros fundadores: Politécnico do Cávado e do Ave (Portugal), Limerick Institute of Technology (Irlanda), Athlone Institute of Technology (Irlanda), Széchenyi István University (SZE) (Hungria), Häme University of Applied Sciences HAMK (Finlândia), NHL Stenden University of Applied Sciences (Holanda), e pela FH Vorarlberg University of Applied Sciences (Áustria).

Na cerimónia de lançamento da rede regional de universidades europeias, que contou com a participação de cerca de 70 representantes das oito Instituições de Ensino Superior (IES), foi assinado o acordo de missão que irá reger a criação do consórcio e estabelecer as linhas de ação desta aliança. Os representantes dos estudantes da IES tiveram igualmente um papel preponderante neste evento, apresentando a sua visão para criação da nova universidade europeia.

A Rede Regional de Universidades (RUN-EU) visa a concretização de programas formativos que contemplem a promoção de competências futuras e avançadas para a transformação social nas regiões da União Europeia. As Instituições de Ensino Superior irão desenvolver conjuntamente um leque diversificado de ações de ensino e aprendizagem, disponibilizando aos estudantes diferentes programas internacionais (curta duração e e-learning), sendo igualmente implementados projetos de cooperação internacional no âmbito da investigação e desenvolvimento. No futuro, os estudantes terão ainda a oportunidade de obter duplas/múltiplas titulações europeias no âmbito de programas conjuntos de formação.

A RUN-EU terá ainda como missão a promoção do desenvolvimento económico, social, cultural e sustentável das regiões abrangidas pela rede, fornecendo as competências necessárias para que estudantes, investigadores e agentes regionais possam enfrentar com sucesso os desafios do futuro. Este novo consórcio pretende ser um agente ativo na transformação social das regiões, promovendo a cidadania ativa e liderando a criação de uma nova aliança inter-regional multinacional (Zona Europeia de Desenvolvimento Inter-regional).

O evento de lançamento da RUN-EU contou com a participação do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, João Sobrinho Teixeira, com o Embaixador Pedro Lourtie, Representante Permanente Adjunto de Portugal junto da União Europeia, com os representantes diplomáticos da Irlanda, Hungria, Finlândia, Holanda e Áustria, e com alguns representantes do Parlamento Europeu.

O IPCA considera que a participação pró-ativa em projetos inovadores de cooperação académica e a promoção de alianças estratégicas, plataformas de cocriação e redes colaborativas desempenham um papel nuclear na sua estratégia de internacionalização e modernização.

A RUN-EU vem, com todos os desafios que lhe são inerentes, permitir ao IPCA dar mais um passo adiante no seu dinâmico processo de afirmação nacional e internacional. Para a prossecução dos seus objetivos, a aliança contará, ainda, com a colaboração da CCDR-n, da InvestBraga e do INL, como parceiros associados da região da Norte de Portugal.