3ª edição das Jornadas Interinstitucionais de Inovação Pedagógica

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) integra as treze instituições de ensino politécnico e universitário que promovem a 3ª edição das Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico a decorrer entre 29 de janeiro a 12 de fevereiro.

O programa destas jornadas desenvolve-se inteiramente online com o objetivo da colaboração e da partilha de recursos entre as instituições, com vista à formação pedagógica dos seus docentes participantes, que podem usufruir de formações desenvolvidas por todas as instituições nas várias áreas que compõem a docência no Ensino Superior.

Nesta terceira edição, o IPCA está responsável por duas sessões: uma no dia 5 de fevereiro, sob o tema “Transformação das competências e das práticas: Simuladores pedagógicos em gestão logística e empresarial” que pretende explorar os conceitos de gamificação dos métodos de ensino no contexto de aplicação real para a gestão empresarial e de logística; e outra no dia 25 de fevereiro, sob o tema “Testes online – moodle e ferramentas de monitorização (Safe Exam Browser e zoom)” que pretende explorar e potenciar a funcionalidade Teste existente no moodle, combinada com as aplicações Safe Exam Browser, enquanto ferramenta anti-plágio, e o Zoom, enquanto ferramenta de videovigilância.

Nesta 3ª edição serão abordados vários temas, como Recursos Educativos Digitais, acessibilidade em contextos online, 3D MAPPING, processos de aprendizagem baseada em projetos, Design Thinking como ferramenta de cocriação em contexto educativo.

Para além do IPCA e da Universidade do Minho (instituição organizadora das jornadas), participaram nesta iniciativa as universidades de Aveiro, Porto, Nova de Lisboa e Trás-os-Montes e Alto Douro e os Instituto Politécnicos do Porto, de Leiria e de Setúbal e ainda o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e o Instituto Superior Técnico de Lisboa.

As inscrições estão abertas a partir de segunda-feira, dia 11, até às 12 horas do dia 18 de janeiro, sendo que a confirmação das mesmas acontecerá até 22 de janeiro.

Toda a informação está disponível na página do evento.